Europa, Inglaterra, Londres, Reino Unido

Conheça a cabine telefônica vermelha mais antiga do Reino Unido

Existem vários ícones culturais britânicos que são famosos mundialmente. Alguns deles são o táxi preto (black cab), o ônibus vermelho de dois andares (double decker bus) e a cabine telefônica vermelha (red telephone box).

Existem milhares de cabines telefônicas espalhadas por todo o país, mas a grande maioria delas fica em Londres. Mas você já se perguntou qual a história por trás que fez essas cabines ficarem tão famosas? Qual é a cabine mais antiga de todas elas?

Pois leia esse post até o final para você conhecer um pouco mais sobre esse famoso ícone cultural britânico e descobrir como fazer pra ver de perto a primeira cabine telefônica vermelha do país.

A Origem Da Cabine Telefônica Vermelha

Em 1921, os primeiros quiosques de telefone (Kiosk n°1 ou K1) começaram a ser instalados nas ruas do Reino Unido pelo General Post Office. Inicialmente, eles eram feitos de concreto. Por terem um design meio conservador e antiquado, esses quiosques não fizeram muito sucesso na época. Desse primeiro modelo de concreto ainda existem 7 quiosques espalhados pelo país.

Escolhendo O Novo Modelo

Em maio de 1924, a Royal Fine Art Comission (Comissão Real de Belas Artes) foi formada para organizar um competição para encontrar um modelo de cabine que fizesse mais sucesso com London Metropolitan Bouroughs.

Três grandes arquitetos da época participaram dessa competição: Sir Robert Lorimer, Sir John Burnet e Sir Giles Gilbert Scott. Foi estipulado que a cabine teria que ser feita a partir de ferro fundido e que o valor de custo por cabine não poderia passar de £40.

Os modelos criados pelos arquitetos para a competição foram feitos de madeira. Em seguida expostos na Trafalgar Square próximo à National Gallery para serem julgados. Em maio de 1925, o modelo criado por Sir Giles Gilbert Scott venceu a competição. Seu projeto tinha um estilo clássico, mas um fato curioso é que a parte de cima da cabine foi inspirada no mausoléu criado por Sir John Soane para sua esposa e seu filho que se encontra na St Pancras’ Old Churchyard.

Inicialmente, o projeto criado por Sir Giles Gilbert Scott era pra ser feito de aço e pintado de prata por fora e azul por dentro. Foi o Post Office que decidiu que o material utilizado para a construção das cabines seria ferro fundido e que a cor escolhida seria vermelho.

A Relocação Da Cabine

O protótipo criado por Gilbert Scott recebeu o nome Kiosk n°2 ou K2. Após o julgamento, esse protótipo foi realocado para a Royal Academy of Arts em Piccadilly, onde se encontra até os dias de hoje. À esquerda do portão de entrada fica a K2 de madeira e do outro lado fica uma outra cabine telefônica, que foi uma das primeiras a serem fabricadas em ferro fundido.

As cabines de ferro começaram a ser produzidas e instaladas em Londres a partir de 1926. Na época, mais de 1700 cabines foram instaladas, mas hoje em dia, só restam 200 desse modelo.

Reconhecimento Conquistado

O protótipo K2 criado por Sir Giles Gilbert Scott formou a base de todos os outros modelos de cabines que foram criados depois. Por esse motivo, essa cabine foi listada pela Historic England em reconhecimento ao seu design icônico, com isso ela agora garante que vai ser preservada como um patrimônio histórico do país.

Eu fiquei tão feliz quando descobri essa informação, pois moro em Londres há mais de 11 anos, já tirei inúmeras fotos em frente à essas cabines icônicas que tem espalhadas por toda cidade. Mas nunca tinha parado pra pensar qual a história por trás de tanto sucesso.

Eu acredito que pouquíssimas pessoas sabem dessa primeira cabine telefônica do Reino Unido, pois não é um ponto turístico apesar de ficar em uma das áreas mais turísticas da cidade. Vale muito a pena conferir esse ponto secreto na cidade.

Informações Básicas

Local: a cabine se encontra logo atrás dos portões de entrada da Royal Academy of Arts
Horário: confirmar horário de funcionamento da Royal Academy of Arts no website
Valor: entrada gratuita
Bairro: Westminster
Estação de metrô mais próxima: Piccadilly Circus (Bakerloo Line) e (Piccadilly Line)
Endereço: Burlington House, Piccadilly, W1J 0BD, Londres
Website: www.royalacademy.org.uk

Veja todos os posts de Londres no Mais um Destino.

Vai passar mais do que um dia em Londres? Reserve seu hotel no booking.com usando o link do blog. Além de oferecer segurança e acomodações incríveis, você ainda me ajuda a manter o Mais um Destino no ar sem pagar nada por isso! Muito obrigada. 🙂

Curtiu? Compartilhe.

Deixe seu comentário