Europa, Lituânia

Siauliai, cidade da Colina das Cruzes na Lituânia

Eu lembro que a primeira vez que ouvi falar em Siauliai foi em um curso de inglês que eu fiz logo quando me mudei pra Londres. No meu grupinho da sala de aula tinha uma menina lituana que era dessa cidade, a Kristina, que inclusive é minha amiga até hoje.

Conversando com o nosso inglês super básico, eu falava do Brasil e da minha cidade, enquanto ela me falava muito da cidade dela, como foi crescer e estudar lá, entre outras coisas. Ela me dizia que um dos lugares mais visitados na sua cidade era a Colina das Cruzes (Hill of Crosses). Naquela época, parecia ser um lugar tão distante e inacessível. Eu nunca poderia imaginar que um dia visitaria esse lugar.

Colina das Cruzes (Hill of Crosses) em Siauliai na Lituânia
Colina das Cruzes (Hill of Crosses) em Siauliai, Lituânia.

Muitos anos depois, quando eu trabalhei em um restaurante no bairro de Mayfair em Londres, conheci uma outra lituana que também era de Siauliai, seu nome era Arune. A Arune falava muito e falava o tempo todo da cidade dela. Ela vivia me dizendo: “Nadia, você precisa conhecer a Colina das Cruzes, é um lugar incrível.”

De tanto ela falar desse lugar, quando a oportunidade de viajar de carro pela Lituânia apareceu, não perdi tempo e coloquei Siauliai no roteiro. Até aonde eu sei, não existe nenhum outro lugar no mundo como esse.

Você vai encontrar nesse post:
Sobre Siauliai
Como cheguei em Siauliai
A Colina das Cruzes
Restaurante em Siauliai
Hospedagem em Siauliai

Sobre Siauliai

Siauliai é a quarta maior cidade da Lituânia, com uma população de um pouco mais de 100 mil habitantes. Seu nome tem origem na palavra Saule, que em lituano significa Sol. Sendo assim, ela foi nomeada após a Batalha do Sol que ocorreu ali nas proximidades por volta do ano de 1236. O nome da cidade tem uma pronuncia bem diferente da escrita, seria algo como “Xoulei”.

A cidade se desenvolveu ao longo dos séculos como um importante centro industrial, educacional e cultural. Porém, durante a Primeira Guerra Mundial a cidade foi completamente bombardeada e destruída.

No intervalo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a cidade conseguiu se recuperar mas novamente foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Com a independência da Lituânia em 1991, as tropas soviéticas se retiraram porém a parte histórica da cidade (com exceção de poucos edifícios e igrejas) foi destruída.

Como Cheguei Em Siauliai

Não foi na primeira, nem na segunda, mas na terceira vez que viajei para a Lituânia que consegui visitar essa cidade. Aconteceu que, eu ia passar um dias na casa da minha cunhada que fica em uma vilazinha próxima à cidade de Dusetos no noroeste da Lituânia.

Só que, o aeroporto de Vilnius estava fechado pra reforma, então tive que pegar um voo até Riga, a capital da Letônia e de lá continuar a viagem de carro pra Lituânia.

Fronteira entre Letônia e Lituânia
Eu e o Junior na fronteira entre Lituânia e Letônia.

A viagem toda foi muito gostosa. No primeiro dia conhecemos Riga e passamos a noite em um hotel um pouco mais afastado do centro da capital. No dia seguinte, cruzamos o país em direção à Lituânia, parando nas cidadezinhas mais interessantes ao longo do caminho.

No final do dia atravessamos a fronteira entre os dois países e chegamos na cidade de Siauliai. Só tínhamos energia suficiente pra procurar um restaurante pra jantar. Depois da janta fomos direto descansar pra poder aproveitar bastante o dia seguinte e continuarmos a viagem.

A Colina Das Cruzes

Na manhã seguinte não tínhamos muito tempo pra explorar a cidade, pois ainda tínhamos que percorrer mais de 200 km até o nosso destino final. Então logo após o café da manhã fomos conhecer a principal atração turística da cidade, a Colina das Cruzes.

Finalmente consegui visitar esse local tão falado pelas minhas amigas. Pra mim foi muito especial estar aqui, pois eu sei da importância desse lugar para elas.

Quando chegamos ao local pudemos notar a imensidão da fila de carros estacionados ao longo da estrada, pois essa atração fica à 16 km do centro da cidade. Haviam também alguns ônibus de viagem com turistas de diversas partes do mundo.

Do carro caminhamos por alguns minutos ao longo de uma via cimentada que dá acesso direto ao morro. Fiquei impressionada com o que vi diante dos meus olhos, é um local que tem uma energia diferente. Mas além disso, possui uma história interessantíssima.

A Colina das Cruzes é um lugar único que atrai milhares de fiéis todos os anos. No topo dessa colina estão cravadas centenas de milhares de cruzes de todos os tamanhos, cores e estilos possíveis que foram colocadas aqui ao longo de centenas de anos.

Essas cruzes representam a devoção cristã do povo e também é um memorial à identidade nacional lituana. Esse local não é um símbolo de tristeza e morte, e sim de Fé, Amor e Sacrifício.

Estima-se que as primeiras cruzes foram depositadas pelos familiares das vítimas da rebelião em 1831, pois o governo czarista não permitia que as famílias honrassem seus mortos adequadamente. No início do século 20 a Colina das Cruzes já era conhecida como um lugar sagrado, onde além da visita de peregrinos, missas eram celebradas.

Hill of Crosses, Siauliai
Hill of Crosses, um local símbolo da resistência pacífica do catolicismo lituano.

Durante a era soviética, a peregrinação à Colina das Cruzes se tornou uma expressão do nacionalismo lituano. Porém, o regime soviético considerava esse local hostil e ofensivo. Em 1961, depois em 1973 e posteriormente em 1975 todas as cruzes foram destruídas e queimadas. Até a própria colina foi destruída, ou melhor dizendo removida diversas vezes por escavadeiras! E sempre que as cruzes eram removidas, o povo lituano voltava à colina e depositava novamente mais e mais cruzes.

Quantas cruzes existem nesse lugar? Impossível dizer ao certo. Em 2006 estimava-se que haviam aproximadamente mais de 100 mil cruzes. Algumas são de madeira esculpidas, outras em metal. Algumas chegam a atingir 3 metros de altura, enquanto outras menores são penduradas nas cruzes maiores. Algumas parecem estar lá há dezenas de anos devido ao estado deteriorado em que se encontram.

Outra informação importante que vale muito a pena mencionar: o local ficou mundialmente famoso após uma visita do papa João Paulo II em 1993. Em sua missa no local ele disse:

Filhos e filhas desse país tem trazido cruzes até essa colina, semelhante ao Gólgota, que viu a morte do nosso Salvador. Dessa maneira, as pessoas declaram sua crença sincera de que seus irmãos e irmãs falecidos “encontraram a eternidade”. A cruz é um símbolo da vida eterna em Deus. [fonte]

Ao longo dos séculos, a colina passou a significar a resistência pacífica do catolicismo lituano. Por esse motivo ela tem tanto significado para os lituanos. Até os dias de hoje fiéis visitam o local para depositarem cruzes, fazer orações e conhecer um pouco mais da fascinante história desse lugar.

Uma das coisas que mais mexem comigo é a demonstração de fé do ser humano, seja de qual religião for. Eu sempre me emociono quando visito lugares como esse, que tem um significado de resistência e muita fé envolvidos. Isso serviu pra eu admirar ainda mais a força do povo lituano e renovar a minha própria fé.

Restaurante Em Siauliai

Nossa passagem pela cidade foi bem rápida. Só conseguimos conhecer um restaurante, o Smaku Smakas, que foi aonde jantamos logo na noite em que chegamos. O restaurante fica em um rodovia, um pouquinho mais afastado do centro da cidade, então fomos até lá de carro.

Pensa em um restaurante gigantesco? Muitas mesas do lado de dentro e do lado de fora, que foi onde escolhemos nos sentar pois por ser verão estava uma noite bem agradável. Da mesa podíamos apreciar os lindos jardins, pequenos lagos e a vista do campo que rodeiam o restaurante.

Eu amo a culinária lituana, resolvi experimentar uns pratos típicos e estava tudo uma delícia. Uma das coisas que notei nos clientes do restaurante, principalmente as mulheres, foi o fato de como elas estavam todas vestindo roupas elegantes. A maioria delas estavam muito bem arrumadas, de salto, maquiagem e cabelos feitos. Fiquei curiosa pra saber o motivo.

Restaurante em Siauliai, Lituânia
Foto retirada do site oficial do restaurante Smaku Smakas.

Hospedagem Em Siauliai

Nós estávamos em 5 pessoas, então decidimos reservar uma casa ao invés de um hotel pra ter um pouco mais de conforto e sossego. Além do que é sempre bom ter uma cozinha disponível pra preparar uma refeição caso haja necessidade.

Então ficamos hospedados uma noite na Lina’s House que fica em Verduliukai, um bairro à uns 5 km do centro de Siauliai. Essa é uma casa com 3 quartos, acredito que ideal pra até 5 ou 6 pessoas. Tem um jardim enorme, cozinha toda equipada, sala com televisão, garagem e até um pula-pula no jardim. Tudo muito novo, limpinho e organizado.

A casa é linda, muito confortável, mas eu acredito que vale a pena pesquisar um pouco mais pra encontrar algum lugar com um preço melhor. Eu reservei essa casa através do site do Booking, porém de alguns anos para cá eles removeram essa casa da listagem do site deles. Caso venha a ser listada novamente, eu adiciono o link aqui para vocês conferirem.

Acomodação em Siauliai, Lituânia
Vista da varanda da casa para o jardim.

Veja todos os posts da Lituânia no Mais um Destino.

Vai passar mais do que um dia em Siauliai? Reserve seu hotel no booking.com usando o link do blog. Além de oferecer segurança e acomodações incríveis, você ainda me ajuda a manter o Mais um Destino no ar sem pagar nada por isso! Muito obrigada. 🙂

Curtiu? Compartilhe.

8 comentários em “198 BOOKS”

1. Que interessante. Muito bonita a história, o lugar. Que bom que você foi, conheceu, e ainda se dispôs a dividir informações aqui. Beijos.

1. Foi muito especial conhecer esse lugar por ser tão falado pelas minhas amigas lituanas. E por sua história que é muito bonita e inspiradora. 🙂

2. As emoções que você sentiu Nádia nessa cidade e em outras da Lituânia, tem muito haver com o livro que você leu sobre sincronicidade e por ser o país de seus antepassados. Ótimas viagens pra vocês sempre Nádia.

1. Isso é verdade, o coração bateu mais forte. Esse lugar é muito especial para os lituanos. Eu tenho muito orgulho de ser descendente desse povo corajoso.

3. Somos Recifenses (PE) e eu estou em Vilnius (capital da Lithuania) mais uma vez, após 8 anos. Estivemos em outras cidades e locais. Porém a Colina das Cruzes é um lugar inesquecível pelo que representa da força, fé e patriotismo do povo lithuano.

1. Que delícia ler seu comentário Lenôra. Por ser lituana, fico feliz demais em saber que outros brasileiros estão visitando o país e descobrindo mais sobre a cultura e a história desse povo admirável!