Vista panorâmica do Alexandra Palace
Europa, Inglaterra, Londres, Reino Unido

Bairro de Haringey e seus contrastes no norte de Londres

Hoje eu levo você comigo para o norte de Londres mais precisamente para o bairro Haringey. Um bairro de contrastes geográficos, demográficos, muita diversidade cultural, bons restaurantes, lugares para fazer compras e que ao longo dos anos se tornou um dos meus favoritos em Londres.

Esse post faz parte da série que criei para o meu canal do YouTube, a qual eu compartilho informações sobre todos os bairros de Londres. Eu conto um pouco da história do bairro, curiosidades, mostro alguns dos prédios históricos, compartilho alguns dos principais pontos de interesses e dou dicas de lugares para comer! A minha intenção é mostrar uma Londres que vai além daquela clássica que todo turista conhece e já está cansado de ver por aí.

Se você é uma pessoa incansavelmente curiosa como eu ou se você é uma pessoa que ama Londres e quer conhecer um pouco mais da cidade, esse post é para você!

Vista panorâmica do Alexandra Palace para o centro de Londres
Vista panorâmica do Alexandra Palace para o centro de Londres.

Londres é dividida em 32 bairros + a City of London. Desses bairros, 12 ficam na região central, que é chamada de Inner London. Os outros 20 bairros ficam mais afastados do centro, em uma região chamada de Outer London. A junção dessas duas regiões em Londres é chamada de Greater London.

Nesse artigo você vai encontrar:
1. Sobre o bairro Haringey
2. Como cheguei em Haringey?
3. Pontos de interesse
4. Sugestão de um restaurante local
5. O que eu achei do tour em Haringey?
6. Confira o vlog de Haringey no YouTube

Sobre O Bairro Haringey

Localizado no norte de Londres, Haringey atualmente tem uma população de aproximadamente 260 mil pessoas (censo 2021). A origem do nome do bairro Haringey deriva da palavra Hæringeshege no inglês antigo. ‘Hæring’ seria o nome de um líder saxão que teria morado na região de Hornsey, enquanto ‘shege’ significa recinto.

Esse é um bairro de contrastes: geográficos, demográficos e culturais. Como por exemplo sobre os contrastes demográficos, algumas das áreas mais prósperas da Inglaterra se encontram aqui, como Crouch End, Muswell Hill e Highgate. Em contrapartida, também há algumas das áreas mais carentes do país, como Northumberland Park, Wood Green e Tottenham.

Bairro de Haringey destacado na Grande Londres
Bairro de Haringey destacado na Grande Londres. (Imagem: Wikipedia)

Diferentemente de outras regiões de Londres, em Haringey a geografia do bairro também é diversa. Algumas áreas tem um terreno mais elevado e mais arborizado, como é o caso de Highgate e a região do Alexandra Park. Outras áreas são mais planas e menos arborizadas, como no caso da região próxima ao rio Lea.

Esse é um dos meus bairros favoritos de Londres principalmente pela conexão afetiva que tenho por ele. Pois foi em Haringey que me hospedei da primeira vez que vim para Londres em 2008. Como foi também o bairro onde morei assim que me mudei para Londres em 2009. Além disso, nesses meus mais de 15 anos morando em Londres, mais de 12 anos morei em Haringey. Aliás, no momento que escrevo esse post ainda moro (e adoro) morar aqui.

Vista panorâmica do Alexandra Park e Alexandra Palace
Dia desses caminhando pelo Alexandra Park com vista para Londres.

Como Cheguei Em Haringey?

Haringey é um bairro grande com aproximadamente 28 km² de extensão. O bairro é servido por 3 linhas de metrô (Victoria, Piccadilly, Northern), como também por linhas do Overground, linhas de trem e mais de 40 rotas de ônibus. O bom desse bairro é que ele fica somente 10 minutos de King’s Cross e 20 minutos da City of London e da região do West End.

O meu propósito era conhecer o máximo de lugares que pudesse para poder gravar esse vlog todo em um dia e ter material para escrever esse post. Porém, algumas atrações que eu tinha vontade de conhecer ficavam distantes umas das outras, então decidi ir de carro para poder me deslocar mais facilmente e com mais rapidez durante o dia.

Mas se você se interessar em conhecer o bairro e tiver só um dia para fazer isso, eu diria para começar a sua manhã visitando a região do estádio do Tottenham, depois fazer compras na região de Wood Green, em seguida almoçar em um restaurante turco na Green Lanes e finalizar o dia com uma pint no pub do Alexandra Palace para assistir o entardecer com uma bela vista panorâmica da cidade.

Pontos De Interesse

Eu reservei um dia inteiro para explorar os principais pontos de interesse do bairro de Haringey. Comecei o dia por volta das 9:00 da manhã e só fui terminar de gravar as 7:00 da noite. Foi um dia longo e bastante proveitoso, mas que só foi possível porque eu estava de carro. O bairro é grande e os pontos de interesse ficam um pouco distantes um dos outros, então muita coisa ficou de fora do roteiro.

Mas no geral acredito que ainda assim consegui encaixar bastante coisa. Pelo menos os que eu mais tinha interesse em conhecer e compartilhar com vocês. Saiba mais sobre a história, a cultura, os melhores locais para passear, fazer compras e curtir um dia diferente em Londres visitando o bairro de Haringey.

Alexandra Palace

Com mais de 150 anos de história o Alexandra Palace ou Ally Pally como é conhecido localmente, é uma dessas joias escondidas em Londres que só moradores da cidade conhecem. Ouso dizer que geralmente somente os moradores da região norte da cidade. No meu caso, eu conheço porque sempre morei perto desse palácio. Acontece que muita gente não vem aqui conhecer por ser um pouco mais afastado do centro de Londres. Ele fica entre Muswell Hill e Crouch End, na divisa da zona 2 e da zona 3. Mas é sem dúvidas um dos meus lugares favoritos aqui em Londres.

Vista aérea do Alexandra Palace
Vista aérea do Alexandra Palace. (Foto: Corner Sports)

Construído inicialmente em 1873 em um dos pontos mais altos da cidade, o Alexandra Palace era a “versão norte” do Crystal Palace. Porém foi totalmente destruído somente 16 dias após sua inauguração. Dois anos depois ele foi reconstruído e na época contava com uma casa de concertos, teatro, circo, pista de corrida, lago para passeio de barcos, enfim, ele era um centro de lazer e entretenimento para o público da era victoriana. Mas aí mais uma vez o palácio sofre um grande incêndio na década de 80. Pela terceira vez na sua história ele é novamente reconstruído.

Uma curiosidade interessante é que em 1936 foi daqui que foi feita a primeira transmissão de televisão de alta qualidade consolidando assim o nascimento da BBC.

Hoje em dia o Alexandra Palace é um complexo que oferece muitas atividades. Como por exemplo, tem pista de patinação no gelo (com eventos de discoteca no gelo e aulas de hockey no gelo), teatro, centro de conferências e exposições, vários tipos de campeonatos e sem contar o número de shows e atividades que acontecem no parque que fica logo em frente chamado Alexandra Park.

O Alexandra Palace é um edifício listado aqui no Reino Unido, ou seja, ele é uma espécie de patrimônio devido sua importância histórica e arquitetônica. Quando estiver visitando o palácio não deixe de conhecer o pub Phoenix, que leva esse nome em referência ao tanto de vezes que o palácio já foi destruído e reconstruído. Vale muito a pena parar aqui para tomar uma pint com vista panorâmica para a cidade de Londres.

Alexandra Park

Aproveite sua visita ao Alexandra Palace para conhecer o parque que fica logo em frente. Apesar de ser um parque pequeno, na minha opinião é aqui que se encontra uma das vistas panorâmicas mais bonitas de Londres. Eu amo vir aqui nos finais de tarde para me sentar na grama, ler um livro, admirar as vistas da cidade e fazer um picnic.

Esse parque é famoso por sediar muito eventos de música. Hoje em dia um dos mais famosos é o Kaleidoscope, mas já tocaram aqui bandas como Coldplay, Kings of Leon, White Stripes, Artic Monkeys, Queen, Black Sabbath, para nomear algumas. O parque também conta com uma pista de skate, um pequeno lago com pedalinho, oportunidade para fazer arvorismo, centro de jardinagem, um pequeno campo de golfe e uma feirinha aos domingos com venda de comida e produtos locais.

Estádio Tottenham Hotspur

Fundado em 1882, o Tottenham Hotspur Football Club é um dos grandes times de futebol nascidos aqui em Londres. O time faz parte do Big 6, os seis maiores clubes do futebol inglês. Ele está na primeira divisão de times de futebol da Inglaterra, compete na Premier League e atrai seguidores no mundo todo. A construção desse novo estádio do Tottenham começou no ano de 2016. Três anos depois em 2019 o estádio começou a ser utilizado para as partidas do time.

Estádio do Tottenham Hotspur no bairro de Haringey em Londres
Estádio do Tottenham Hotspur

Uma das curiosidades que eu acho mais interessante é que esse é maior estádio usado para partidas de futebol de times da cidade. Ele tem uma capacidade para mais de 62.800 pessoas. Lógico, tirando o Wembley que é mais utilizado para partidas de jogos do time nacional e eventos de música.

Outra curiosidade sobre o estádio do Tottenham é que ele é um estádio ecológico. O que eu quero dizer com isso? De acordo com as informações do site oficial, o estádio é 100% alimentado por energia renovável, reutilizam os copos de cerveja e possuem uma política de não produzir resíduos para aterros sanitários.

O estádio do time de futebol do Tottenham é um dos locais mais visitados em todo o bairro. Lógico que isso se deve por conta das partidas de futebol que acontecem aqui quase toda semana. Mas para além disso, muitos turistas visitam o estádio para participar de outras atividades, como por exemplo: fazer o tour por dentro do estádio, visitar a loja de produtos oficiais do time, escalar até o topo do estádio ou ainda melhor, descer do topo de estádio de rapel!

Cervejaria Beavertown

A fábrica de cervejas Beavertown foi fundada em 2011 por Logan Plant, filho do Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin. O nome da cervejaria veio por causa da região Beauvoir Town no bairro de Hackney em Londres onde a primeira cerveja foi produzida, porém a fábrica foi transferida para a região de Tottenham em 2014.

Rapidamente as cervejas produzidas pela Beavertown caíram no gosto dos locais, tanto que em poucos anos ela se tornou a maior cervejaria artesanal independente de Londres. Aí chega a gigante Heineken e compra quase metade das ações no ano de 2018. Quatro anos depois, o fundador da marca Logan Plant renuncia a diretoria e a Heineken compra o restante das ações tomando assim o controle total da empresa.

Cornerpin pub, Haringey
Pub Cornerpin em frente ao estádio Tottenham Hotspur.

A fábrica da Beavertown fica no bairro de Haringey. algumas de suas cervejas são as queridinhas de muitos Londrinos, principalmente a cerveja IPA Neck Oil. Apesar de você conseguir encontrar as cervejas Beavertown em quase todos os pubs de Londres, tem um pub que fica em frente ao estádio que é exclusivo da cervejaria. Para complementar sua visita ao estádio, eu indico uma rápida parada no pub Cornerpin no número 732 da High Road. (*Atualização agosto 2024: neste momento o pub se encontra temporariamente fechado).

Outra sugestão é visitar a cervejaria que fica bem pertinho do estádio, onde você pode conhecer a fábrica e conferir de perto a fabricação da cerveja enquanto bebe uma cervejinha gelada no Taproom, um pub que fica dentro da fábrica. (*Atualização agosto 2024: neste momento a fábrica e o pub se encontram temporariamente fechados para visitação).

Museu Bruce Castle

Praticamente isolado em um área residencial, o Bruce Castle é uma daquelas boas surpresas que você encontra no bairro de Haringey. Na verdade, ele é mais do tamanho de uma mansão do que de um castelo. A construção antiga de tijolos data do século 16 e 17 e é considerada uma das únicas sobreviventes desse tipo em Londres. Por esse motivo, o Bruce Castle está listado como um patrimônio aqui no Reino Unido.

Museu do bairro de Haringey no Bruce Castle Museum
Museu do bairro de Haringey no Bruce Castle Museum.

Inicialmente serviu de residência para importantes aristocratas da época que com passar dos anos foram ampliando e modificando a arquitetura do lugar. Daí no século 19 virou um colégio e hoje em dia é um museu onde você pode aprender mais sobre a história do bairro. Se você tem interesse em conhecer os detalhes dessa história, vale a pena incluir essa parada no seu roteiro. O museu é bem pequeno, porém é gratuito e tem muita informação, fotos e objetos antigos interessantes.

Wood Green

Wood Green é uma área residencial e comercial de baixa renda em Haringey. Eu morei por cerca de 3 anos nessa região, mas para o propósito de turismo que trago nesse post vou focar somente na principal rua de comércio, chamada de High Road. Mais precisamente na extensão que vai da esquina do metrô Turnpike Lane até a esquina do metrô Wood Green.

Prepare-se para ser surpreendido por uma variedade enorme de lojas de roupas, sapatos, artigos para casa, farmácias, produtos de beleza, loja de produtos naturais e por aí vai. Isso sem contar as incontáveis opções de cafés e restaurantes independentes que você encontra pelo caminho.

The Mall Wood Green, Bairro de Haringey
Vista do shopping The Mall Wood Green para High Road.

Para arrematar toda essa frenesia consumista tem o The Mall Wood Green, um shopping center local com ainda mais lojas de roupas, sapatos, coisas para casa, além de sala de cinema, praça de alimentação e um puxadinho na parte de trás chamado Market Hall onde você encontra açougue, quitanda, restaurantes e lojas que vendem produtos de outros países do mundo.

Eu confesso que eu tenho um carinho sentimental por Wood Green porque me apaixonei desde a primeira vez que coloquei os pés aqui. Eu tinha acabado de chegar em Londres em 2008, por ser uma estudante jovem e financeiramente quebrada visitando Londres achei o máximo a possibilidade de fazer compras em um lugar que tudo é muito mais barato comparado com o centro da cidade. Até hoje quando eu visito essa região sempre saio com aquela nostalgia (e sacolas na mão)!

Haringey Civic Centre

Continuando meu passeio pela região, um pouco mais para cima da estação de metrô de Wood Green fica o prédio da prefeitura de Haringey. Não que ele tenha algum interesse turístico, mas decidi incluir no meu roteiro para tirar foto e falar sobre ele pois já virou uma tradição nesses posts de bairros em Londres, dado que passei nas prefeituras dos bairros de Kingston e Enfield.

Além disso, eu quis deixar esse prédio eternizado aqui no blog pois foi aqui dentro que participei da minha cerimônia de cidadania britânica em janeiro de 2018. Eu e mais dezenas de imigrantes recebemos das mãos do então prefeito de Haringey, Stephen Mann, o nosso certificado de naturalização. Porém agora já tem alguns anos que o prédio está passando por uma reestruturação completa que está prevista para ficar pronta somente no verão de 2026.

Green Lanes

Com mais de 10 km de extensão, a Green Lanes é uma das mais longas avenidas de Londres. Mas para o propósito desse post vou focar apenas no trecho que vai da estação de Harringay Green Lanes até a estação de Turnpike Lane, que é a parte que estou mais familiarizada por ter frequentado muito todos esses anos morando em Londres e inclusive toda semana até os dias de hoje.

Essa região abriga uma das maiores comunidades turcas de Londres, então nessa principal rua comercial você encontra uma mistura de padarias, mercearias, docerias, cafés, bares e restaurantes curdos e turcos. Outra coisa que eu noto é que eles são cuidadosos com a aparência, então aqui nessa rua há diversos salões de beleza, cabelereiros, além das lojas de roupas de festa e por aí vai.

Sempre que eu venho aqui acabo descobrindo um lugar novo para conhecer. Particularmente adoro os cafezinhos que vendem gözleme e nunca vou embora daqui sem comprar uma bandeja de baklavas. Então aproveitando que a comida turca é uma delícia e que aqui há várias opções de ótimos restaurantes, escolhi um restaurante local para almoçar durante meu passeio pelo bairro. Confira os detalhes do restaurante que almocei aqui.

Avenida Green Lanes em Haringey
Avenida Green Lanes em Haringey.

Crouch End

Crouch End tem meu coração. Essa é uma região muito charmosa, parece uma vilazinha que fica praticamente escondida dentro do bairro de Haringey. Conhecido por ser um local com uma atmosfera residencial e acolhedora, mas que ao mesmo tempo tem todos os tipos de lojas no comércio local. Como por exemplo bancos, mercados, açougues, livrarias, floriculturas, cinema, enfim, realmente tem de tudo mesmo.

Eu lembro da primeira vez que passei de ônibus pelas ruas de Crouch End. Eu morava em Archway e tinha pego o ônibus W5 do supermercado Sainsbury’s na Green Lanes de volta para casa. Eu lembro de ser um dia super frio e nublado, mas não esqueço as cenas que se passavam pela janela do ônibus enquanto ele fazia as curvas pelas ruas do comércio. A vista da igreja de pedras, da torre do relógio no meio do cruzamento, das pessoas caminhando com seus cachorros. Nesse dia eu pensei comigo: ‘Nossa, que sonho morar aqui nessa vila escondida.’ Quinze anos se passaram e cá estou eu escrevendo esse post do meu apartamento em Crouch End.

Onde Comer Em Haringey?

Antepliler

Todas as vezes que eu gravo um vlog conhecendo algum bairro de Londres eu também sempre indico um local para almoçar, geralmente um pub ou um restaurante histórico. Mas desse vez aproveitei a oportunidade que estava na região dos melhores restaurantes turcos e curdos de Londres para comer algum prato tradicional dessa culinária.

Se você é um amante de carne, já deve saber que a culinária turca é mundialmente conhecida por suas carnes grelhadas e pratos de kebab. Mas eu já tinha experimentado o shish de frango e carne outras vezes, então decidi por um prato que nunca tinha escolhido antes porque adoro experimentar coisas novas. As opções de restaurantes na Green Lanes são tantas que fica até difícil decidir qual escolher. Mas fui no restaurante Antepliler pois já tinha comido aqui outras vezes e adoro a comida desse lugar.

Restaurante Antepliler na avenida Green Lanes
Restaurante Antepliler na avenida Green Lanes em Haringey. (Foto: Lea Dzifa Seeberg)

No menu eles tem muitas opções para todos os gostos e bolsos, até se você é vegetariano vai encontrar opções aqui. Eu simplesmente queria experimentar de tudo um pouco. Mas para começar peguei o lahmacun que é uma espécie de pizza turca. Trata-se de uma massa fina coberta com uma mistura de carne de cordeiro moída, tomate, cebola, pimentão, ervas e especiarias.

De prato principal peguei um pide que também é uma espécie de pizza turca com um formato oval ou de barco, e pode vir recheada de diversos sabores. Eu escolhi o deli pide, que veio recheado com queijo halloumi, queijo feta, espinafre e azeitona.

Calma que ainda tem mais. Para fechar o almoço com chave de ouro não pude deixar de pegar a famosa sobremesa baklava de pistache que eles preparam no próprio restaurante, acompanhado de um típico café turco. Sério, se um dia você tiver oportunidade de conhecer essa região não deixe de experimentar essas comidas turcas deliciosas do restaurante Antepliler.

Reis Food Market

Na verdade esse não é um restaurante e nem uma cafeteria e sim uma pequena mercearia que vende produtos brasileiros, como temperos, farofa, feijão, bolacha, tapioca e enfim, tudo aquilo que o imigrante brasileiro sente falta. Nos fundos da loja eles tem também um açougue onde vendem todos os tipos de carnes.

Eu sou cliente dessa loja há muitos anos. Acontece que aqui eles vendem salgados brasileiros, como coxinha, pão de queijo, enroladinho, esfiha e por aí vai. Por esse motivo, eu tenho o costume de passar aqui quando estou de folga aos domingos de manhã para comer alguma coisa. Me faz sentir um pouquinho mais perto do Brasil, dá para matar um pouquinho da saudade.

Reis Food Market, loja de produtos brasileiros em Seven Sisters, Londres
Loja de produtos, açougue e salgados brasileiros.

O Que Eu Achei Do Tour Em Haringey?

Haringey sempre terá um lugar especial no meu coração. Depois de morar muitos anos nesse bairro, posso dizer que é um dos cantos mais acolhedores e diversificados de Londres. As ruas arborizadas e os parques bem cuidados dão uma sensação de paz em meio ao ritmo agitado da cidade. Cada vez que caminho pelas ruas, sinto uma nostalgia gostosa ao lembrar dos dias ensolarados passeando por Alexandra Palace, onde tantas vezes contemplei o horizonte de Londres com um misto de admiração e pertencimento.

O que mais me encanta no bairro de Haringey é a diversidade cultural. Aqui você encontra uma mistura vibrante de restaurantes, cafés e mercados que refletem as variadas origens dos seus moradores. Uma parada obrigatória para mim sempre foi Green Lanes, onde o cheiro de especiarias turcas e o sabor autêntico de um gözleme me transportam diretamente para as ruas de Istambul. É impossível não se apaixonar pela comida, pelas pessoas e pela energia que esse bairro emana.

Haringey não é apenas um lugar para visitar; é um lugar para sentir, viver e se conectar. É onde criei memórias que levarei comigo para sempre, como as manhãs preguiçosas explorando os cafés independentes de Crouch End ou as tardes no Finsbury Park, lendo um livro à sombra de uma árvore. Cada canto de Haringey carrega uma lembrança querida, e é por isso que sempre terei um carinho profundo por esse bairro que por tanto tempo foi e continua sendo meu lar.

Confira O Vlog De Haringey No YouTube

➜ Quer conhecer Londres com uma guia brasileira com mais de 15 anos de experiência na cidade? Ofereço passeios guiados privativos e em grupo. Para mais detalhes e disponibilidade, me envie um e-mail ou me mande um WhatsApp.
➜ Vai passar mais do que um dia em Londres? Reserve seu hotel no booking.com usando o link do blog. Além de oferecer segurança e acomodações incríveis, você ainda me ajuda a manter o Mais Um Destino no ar sem pagar nada por isso! Muito obrigada. 🙂

Veja todos os posts de Londres no Mais Um Destino.

Curtiu? Compartilhe.

6 comentários em “Bairro de Haringey e seus contrastes no norte de Londres”

  1. Haringey é o lugar para se sentir em casa mesmo. Sempre tem alguma coisa para fazer, ver, conhecer, ou um lugar para descansar. Excelente informações.

  2. Um passeio interessante que você proporciona aos leitores. Obrigada.

    Amei ver as fotos de Wood Green, deu saudadezinha do The Mall Wood Green e de uma stationary shop na High Street, que talvez nem exista mais (1993!).

    Você escreve com leveza, menciona detalhes encantadores e informações úteis. Parabéns e obrigada.

    Have a lovely day!

    1. Thank you Josi. Recordar é viver né?
      Fiquei muito feliz com seu comentário. Isso me incentiva a continuar fazendo isso que amo tanto.

  3. Fiquei impressionado com a sua apresentação do bairro em questão Haringey ,me transportei através da leitura para o bairro,e ainda mais sobre compras rsrsrs.

    1. Então já anota essa dica e quando vier a Londres não deixe de conhecer Wood Green para fazer umas comprinhas! Principalmente de roupa, sapato e perfume. 🤩

Deixe seu comentário