Europa, Inglaterra, Londres, Reino Unido

Columbia Road, uma linda feira de flores no leste de Londres

Somente depois de 9 anos morando em Londres que eu finalmente tomei vergonha na cara e fui conhecer a feira de rua de flores da Columbia Road. E não, eu não uma desculpa boa do por quê eu demorei tanto pra vir conhecer. Pois se tem uma pessoa que ama feirinha, essa pessoa sou eu. E pra mim não existe um programa mais londrino do que esse.

Mas enfim, a verdade é que eu posso morar em Londres por mais 10 ou 20 anos que eu ainda não vou ter conhecido tudo nessa cidade. Acredite se quiser. Porém como diz o ditado – nunca é tarde demais – lá fui eu passar um domingo nessa linda feira de flores em Londres.

Banda, Columbia Road, Londres
Uma banda tocando na entrada da feira no dia da minha visita.

O nome completo dessa feira é Columbia Road Flower Market, assim como diz seu próprio nome, ela acontece em uma rua chamada Columbia em Bethnal Green, no leste (East End) de Londres. Como eu moro no norte de Londres, peguei um metrô e um trem até aqui, desci na estação de Hoxton e de lá caminhei uns 10 minutinhos até chegar na feira.

Mas antes de te contar como foi meu passeio aqui, vou falar um pouco da história desse lugar. Como vocês sabem, eu adoro descobrir a história dos lugares antes de ir visitá-los, pois eu acho que assim o passeio fica mais especial. Então vamos entender um pouco mais sobre quando essa feira começou e por que ela é a queridinha dos londrinos.

A Origem Do Mercado Da Columbia Road

O mercado das flores na Columbia Road era inicialmente um mercado de negócios que acontecia aos sábados. Porém, com o crescimento da população judia, o mercado passou a abrir somente aos domingos. Essa mudança de dia da semana também ajudou alguns comerciantes locais à venderem o que havia sobrado das suas feiras de Covent Garden e Spitalfields que aconteciam aos sábados.

Posteriormente, a procura por plantas e flores começou por causa dos imigrantes huguenotes, que também tinham grande interesse em passarinhos enjaulados – inclusive tem um pub no final do mercado chamado The Birdcage.

Com o passar do tempo, o mercado começou a se especializar somente em flores e plantas. Por volta da década de 70 o mercado começou a enfraquecer quase chegando à extinção. Porém, os moradores da região arregaçaram as mangas e se empenharam a dar vida novamente ao mercado, que desde então vem crescendo e ganhando cada vez mais fama.

East London in the past
Columbia Road Market no passado. (Foto retirada desse site).

Um Domingo Colorido No East End De Londres

Hoje em dia esse é o único mercado de rua de flores de todo o Reino Unido. São vendidas aqui centenas de espécies de flores, plantas, sementes e bulbos por preços bem acessíveis. Os valores daqui são bem mais em conta do que em outros lugares por Londres.

Os vendedores chegam bem cedinho pra montarem as suas barracas e exporem as suas flores. Muitas dessas barracas que se encontram aqui são das mesmas famílias e foram passadas de geração em geração. No geral, a maioria dos vendedores são simpáticos, estão sempre dispostos a tirar dúvidas e melhor ainda, negociar os preços.

Se você estiver vindo com a intenção de comprar flores, eu sugiro que você venha um pouco antes da feira fechar, por volta das 2 ou 2:30 da tarde. É nessa hora que os vendedores baixam os preços pra vender tudo que está exposto antes de irem embora, assim eles não perdem nada.

Mas voltando ao dia em que visitei, cheguei aqui era por volta das 11:30 da manhã. Já estava absolutamente lotado, não deu nem pra andar direito. Mas isso é bem comum na maioria das feiras aqui em Londres.

Nos prédios victorianos ao redor da feirinha, existem hoje dezenas de butiques e lojas independentes que vendem de tudo, desde queijos e antiguidades até perfumes e cupcakes.

Na mesma rua da feira há também diversos restaurantes e cafeterias, com certeza vale muito a pena combinar uma visita ao mercado de flores com um café da manhã ou um almoço aqui nos arredores.

Essa região de Shoreditch e Hackney é uma região meio hipster de Londres. Notei que a maioria das pessoas que frequentam essa feira são londrinos, bastante gente aqui gostam de decorar suas casas e suas janelas com lindas flores coloridas. Notei também alguns turistas estrangeiros aqui, mas a grande maioria ainda é de locais.

Vale muito a pena começar um passeio de domingo curtindo as cores, os aromas e atmosfera desse lugar, especialmente se for em um dia tipicamente londrino – cinza e nublado. Se você está procurando um programa legal e diferente pra fazer em Londres, pode vir conhecer essa feira, certeza que você saíra daqui bem mais alegre, com muitas fotos lindas e quem sabe com um potinho de flor na mão!

Columbia Road, o que fazer em Londres
Um dia típico no mercado de flores da Columbia Road, em Londres.

Informações Básicas

Funcionamento: somente aos domingos
Horário: das 8am às 3pm
Valor: entrada gratuita
Bairro: Tower Hamlets
Estação de trem mais próxima: Hoxton
Estação de metrô mais próxima: Bethnal Green (central line)
Endereço: Columbia Road, Londres, E2 7RG
Website: www.columbiaroad.info

Veja todos os posts de Londres no Mais um Destino.

Vai passar mais do que um dia em Londres? Reserve seu hotel no booking.com usando o link do blog. Além de oferecer segurança e acomodações incríveis, você ainda me ajuda a manter o Mais um Destino no ar sem pagar nada por isso! Muito obrigada. 🙂

Curtiu? Compartilhe.

2 comentários em “Columbia Road, uma linda feira de flores no leste de Londres”

  1. Maravilhoso passeio ao ar livre, melhor ainda com todo esse colorido das flores e esse tanto de gente, assim fica tudo e todos com mais energia. Gosto muito de tudo isso.

Deixe seu comentário