Europa, Inglaterra, Londres, Reino Unido

TOUR EM LONDRES: Mulheres incríveis e seus legados

Na época das eleições para presidente do Brasil em 2018, eu me deparei com o Instagram de uma brasileira morando em Londres há muito tempo, que estava super engajada em discutir política nos stories. Discutir no sentido de conversar com as pessoas, tirar dúvidas, ouvir questionamentos e posicionamentos. Eu notei que ela sabia, estudava e lia muito. Suas ideias eram sempre interessantes e eu aprendia muito com ela. Desde essa época eu passei a seguir o seu perfil do Instagram diariamente. Essa mulher incrível se chama Heloísa Righetto, a idealizadora da tour em Londres: Mulheres Incríveis e Seus Legados.

Heloisa Righetto, Tour Mulheres Incríveis e Seus Legados
Heloísa Righetto, guia da tour.

Heloísa é formada em Designer Industrial pela universidade Mackenzie no Brasil, e em Londres tem um mestrado em Gênero, Mídia e Cultura pela Goldsmiths University of London. Além disso, Helô é co-fundadora de uma plataforma digital feminista, a Conexão Feminista e também é dona de um blog super interessante, que vale muito a pena dar uma conferida.

Acompanhando seus stories diariamente, notei que um dos seus temas favoritos é, além de falar sobre o feminismo, falar sobre mulheres. Mulheres escritoras, mulheres da política, mulheres que mudaram o rumo da história, mas também de mulheres do dia-a-dia. Aquelas heroínas de suas próprias vidas.

Em suas próprias palavras, Helô “após se tornar feminista, uniu seu amor por Londres e pelas mulheres incríveis da história” criando assim a Tour: Mulheres Incríveis e Seus Legados. Uma tour feminista mas não necessariamente sobre mulheres feministas. Foi assistindo aos seus stories que descobri quando ia ser o próximo tour e como eu fazia pra garantir a minha vaga (mais detalhes no final desse post).

Um dos objetivos dessa tour é para que nós possamos olhar as mulheres que fazem parte da história da cidade com outros olhos. Por exemplo, procurar saber quem foram? O que fizeram? Qual a importância de seus legados na história daquele lugar? E poder nos questionar mais não somente no local onde moramos, mas como também em viagens, museus, enfim, em todos os lugares.

Heloisa Righetto, tour em Londres
Excelente passeio cultural em uma fria manhã de Dezembro, em Londres.

Heloísa nos leva em uma caminhada no centro de Londres, passando por alguns dos lugares mais bonitos da cidade. Durante o percurso, somos apresentadas à estátuas, retratos, monumentos, placas azuis de residências (locais onde pessoas importantes da história moraram) e por aí vai.

A caminhada dura aproximadamente 2 horas e meia, e na minha opinião, não foi nem um pouco cansativa. Os grupos não são gigantes, então dá pra fazer tudo com calma e interagir com as outras pessoas do grupo.

Eu acredito ser muito importante aprender mais sobre o país que escolhemos pra viver. Isso nos ajuda a entender um pouco mais da cultura local e dos costumes das pessoas. Não somente eu gosto de aprender mais sobre o Reino Unido, como eu também me interesso muito por qualquer assunto relacionado à qualquer país. Essa tour é um investimento que você vai fazer para você.

Eu leio bastante, tanto livros quanto jornais e muitos artigos na internet, então eu tinha a impressão de que já iria conhecer todas as mulheres que seriam apresentadas na tour. Engano meu, pois das 14 incríveis mulheres apresentadas, eu conhecia a história de apenas 5 delas.

O que eu levo pra mim desse passeio fantástico foi a felicidade da Heloísa em compartilhar seu conhecimento conosco. Dá pra notar que ela fica toda animada contando essas histórias dessas mulheres, tanto que a gente acaba se contagiando por essa alegria e ficamos super atentas para não perder cada detalhe.

Eu terminei essa tour com a certeza de que quero continuar a descobrir os legados das mulheres incríveis da história e do presente. Assim como, vou repassar o que aprendi com Helô ao máximo de pessoas que eu puder.

Ficou interessada e quer participar? Você encontra mais informações sobre a Tour Mulheres Incríveis e Seus Legados seguindo a Helô no Instagram e também no Twitter.

Tour em Londres, Heloisa Righetto
Estátua da Milicent Garret Fawcett na Parliament Square, em Londres.

Veja todos os posts de Londres no Mais um Destino.

Vai passar mais do que um dia em Londres? Reserve seu hotel no booking.com usando o link do blog. Além de oferecer segurança e acomodações incríveis, você ainda me ajuda a manter o Mais um Destino no ar sem pagar nada por isso! Muito obrigada. 🙂

Compartilhe:

Deixe seu comentário