Londres
Europa, Inglaterra, Londres, Reino Unido

London: The Biography – 2000 anos da história de Londres por Peter Ackroyd

Foi durante a pandemia de coronavírus que pela primeira vez na vida me vi “presa” em Londres, sem poder viajar pra outro país e nem mesmo planejar pequenas viagens de finais de semana pro interior. A regra era (quer dizer, ainda é bem clara): you must stay at home! Então ficar em casa foi o que eu fiz. Nesse período de lockdown o máximo que podemos fazer é dar uma caminhada no parque perto de casa.

Foi aí que eu me peguei pensando que apesar de morar aqui em Londres há mais de uma década e de conhecer muitos lugares na cidade, ainda haviam tantos outros que eu não conhecia. Eu nunca parei de viajar e planejar viagens para o exterior. Mas durante o lockdown eu me vi sem a possibilidade de poder fazer isso. Então o único lugar que eu podia pesquisar, aprender e conhecer mais, era minha própria cidade.

Depois me veio outra realização, a de que eu conheço alguma coisa da história do Reino Unido, ate porque tive que estudar bastante para fazer a prova de cidadania Life in the UK. Mas percebi que eu não conhecia muito a história da própria cidade que eu adotei como lar.

Como Descobri Que Esse Livro Existia

Dia desses encontrei uma lista dos 100 Melhores Livros da Década de 2000 e enquanto eu estava conferindo os livros dessa lista me deparei com um que chamou minha atenção de imediato, London: The Biography. Na hora eu tive a certeza de que era exatamente esse livro que eu estava precisando para resolver meu problema. Mas será mesmo que ele resolveu, deixa eu reformular minha pergunta, será mesmo descobri tudo sobre a história de Londres?

Sobre O Autor

London: The Biography é um livro de não-ficção publicado no ano de 2000 pelo autor Peter Ackroyd. O autor é um novelista, biógrafo e poeta nascido em Londres no ano de 1949. Ele se formou em Inglês pela universidade de Cambridge.

Outra curiosidade interessante sobre o autor é que ele tem o título de CBE, ou seja, essa sigla significa que ele é um Commander of the Order of the British Empire. CBE é a posição mais alta da Ordem do Império Britânico, seguida depois por OBE e MBE. Esse título é dado às pessoas para reconhecer o impacto positivo que seus trabalhos causaram.

Peter Ackroyd já recebeu diversos prêmios por conta de seus outros livros. Por exemplo, ele já escreveu diversas novelas sobre a história e a cultura da Inglaterra e também diversas biografia de personalidades importantes da história do país, como por exemplo, William Blake, Charles Dickens, T. S. Eliot, Charles Chaplin, Sir Thomas More, entre outros.

Lendo um pouco mais sobre o autor descobri que ele é um aficionado pela história e cultura de Londres. Descobri que isso é algo que temos em comum. 😬 Mas enfim, lendo um pouco mais sobre a carreira e as obras do autor que eu fiquei convencida de que se livro sobre a historia de Londres seria muito interessante.

Sobre O Livro

Mas enfim, voltando a falar um pouco mais sobre o livro, London: The Biography não é apenas um livro sobre a história de Londres. Esse na verdade é um calhamaço colossal de aproximadamente 800 páginas que trás uma imagem extensa e completa de Londres ao longo dos últimos 2000 anos. Acho também que não teria como ser diferente. Pois Londres, assim como o livro, é colossal.

O livro aborda diversos assuntos em um total de 79 capítulos. Esses assuntos não seguem uma ordem cronológica. Por exemplo, tem capítulo para falar dos criminosos da cidade, outro que fala das crianças, das pessoas comuns, dos imigrantes, e assim continua. Outros capítulos são sobre alguns dos grandes acontecimentos na cidade, como por exemplo a Grande Peste de Londres, o Grande Incêndio de Londres e a Blitz durante a Segunda Guerra Mundial.

Londres vai além de qualquer fronteira ou convenção. Ela contém cada desejo ou palavra já falada, cada ação ou gesto já feito, cada declaração dura ou nobre já expressa. É ilimitada. É Infinita Londres.

Só que o diferencial desse livro é que o autor vai contando essa história de uma maneira bem dinâmica, através de anedotas e relatos de centenas de moradores e visitantes. Ele vai tecendo essa teia através dessa realidade de quem estava ali vivendo aquilo no momento e complementa cada peca desse quebra-cabeça gigante com suas observações e todo seu conhecimento da cidade.

No Goodreads esta escrito que Peter Ackroyd vê Londres como um organismo vivo, que tem suas próprias leis de crescimento e mudança. Ao ler o livro a gente vai vendo o tanto que Londres cresceu, mudou e evoluiu ao longo desses 2 mil anos. Mas a gente vê também como ela ainda pode continuar sendo a mesma Londres de sempre.

Conclusão

Quem acompanhou essa minha leitura no instagram viu que eu fiz marcações no livro todinho pois tinham muitos detalhes e informações que eu achei super curiosas. Aprendi coisas novas desde a primeira pagina até a última. Essas marcações vão servir de base para estudos futuros. Pois eu pretendo me aprofundar mais na história dessa cidade fascinante.

Isso me faz chegar naquela pergunta que fiz no começo desse post, se com esse livro eu descobri tudo sobre a história de Londres, você quer minha resposta sincera? Não, longe disso. Não aprendi tudo sobre a história, precisei ler essas quase 800 páginas para na verdade descobrir que ainda não sei nada e que tem um mundo muito mais vasto e muito mais interessante para descobrir do que eu imaginava existir. Resumindo, esse livro me fez ver que eu sei muito menos da história de Londres do que eu achava que sabia.

O livro não traz respostas completas e estudos aprofundados sobre toda a história e a cultura da cidade. Mas ele traz um apanhado geral e deixa margem para muitas reflexões. Confesso que é um livro do qual gostei muito de ler, mas fica difícil dizer se indico ou não. Pois encarar um calhamaço desses talvez você tenha de ser um pouco obcecado por Londres, assim como eu e o autor somos. ☺

Onde Encontrar O Livro

London: The Biography foi publicado originalmente em inglês em 2000. O livro está disponível em inglês na Amazon e também na Book Depository com frete grátis para todo o mundo.

Veja todos os posts de Londres no Mais Um Destino.

Vai passar mais do que um dia em Londres? Reserve seu hotel no booking.com usando o link do blog. Além de oferecer segurança e acomodações incríveis, você ainda me ajuda a manter o Mais Um Destino no ar sem pagar nada por isso! Muito obrigada. 🙂

Curtiu? Compartilhe.

Deixe seu comentário