Europa, Inglaterra, Londres, Reino Unido

Cerimônia das Chaves na Torre de Londres

A Cerimônia das Chaves é sem dúvidas um dos eventos mais especiais que você pode presenciar quando estiver visitando ou enquanto você estiver morando em Londres. Isso porque essa é considerada a cerimônia militar mais antiga ainda existente no mundo.¹ Ou seja, todas as noites por mais de 700 anos, os guardas da Torre de Londres realizam um ritual de trancamento do portão conhecido como The Ceremony of the Keys at the Tower of London.

No post de hoje eu vou contar todos os detalhes do dia que eu presenciei essa cerimônia, vou compartilhar um pouco da história de como tudo isso começou e dar todas as dicas importantes que você precisa saber para presenciar essa cerimônia histórica em Londres.

Torre de Londres
Torre de Londres

A Torre de Londres é uma das principais atrações turísticas na capital britânica. Localizada às margens do rio Tâmisa e com vista privilegiada para a Tower Bridge, ela foi fundada em 1066 por William, the Conqueror (Guilherme, o Conquistador).

Apesar de ser um grande castelo, acho que a maioria das pessoas associam a Torre de Londres à uma prisão. Pois por mais de 800 esse foi o seu papel, tendo como prisioneiros aqui muitas figuras importantes da história do país. Como por exemplo Anne Boleyn, a segunda esposa do rei Henrique VIII e Guy Fawkes, o conspirador inglês famoso pelo seu malsucedido plano de explodir o Parlamento.

Você vai encontrar nesse post:
Como e quando começou a Cerimônia das Chaves
O que acontece na Cerimônia das Chaves
Quem são os Yeoman Warders ou Beefeaters 
Que horas começa e quanto tempo dura a cerimônia
Quanto custa e como reservar o ingresso
Informações úteis

A Torre de Londres tem uma grande importância histórica, por ter sido palácio real, prisão, fortaleza e também foi local de inúmeras execuções. Hoje em dia é um museu aberto ao público, também é onde ficam expostas as Joias da Coroa Britânica, sendo essa uma de suas principais atrações turísticas.

Foi somente depois de alguns anos morando aqui em Londres, que um dia descobri essa cerimônia das chaves que acontecia todos os dias, sem falta, pelos últimos 700 anos. Após pesquisar mais detalhes sobre esse evento foi que fiquei ainda mais curiosa pra poder conferir de perto.

Você deve estar se perguntado: “Qual a importância de ver um guarda trancando os portões?” Mas eu vou te responder que vai muito além disso. Essa tradição centenária é extremamente simbólica. Por isso, não vai achando que é algo assim tão simples. E muito menos assim tão fácil de participar, pois a fila de espera para conseguir o ingresso chega a demorar anos.

Como E Quando Começou A Cerimônia Das Chaves

De acordo com o site oficial da Torre de Londres, esse hábito de trancar e destrancar os portões da Torre teria começado em meados de 1300. Em uma certa noite fria de dezembro de 1340, o rei Eduardo III teria aparecido sem avisar na Torre, passou pelos portões e entrou direto sem ser notado por nenhum dos guardas que vigiavam a Torre aquela noite.

Furioso com essa negligência de sua guarda, em primeiro lugar o rei mandou prender o Constable of the Tower, que é o general que possui o cargo mais importante na Torre de Londres. Em segundo lugar, o rei decretou que o castelo deveria ser trancado todas as noites ao pôr do sol e ser aberto todas as manhãs ao nascer do sol.

O Que Acontece Na Cerimônia Das Chaves

Por volta das 9:30pm um dos Yeoman Warders, que são os guardas da Torre, veio nos cumprimentar no portão. O grupo do qual eu fazia parte tinha no máximo umas 15 pessoas. O guarda se apresentou, conferiu nossos ingressos, revistou todas as bolsas e sem seguida, detalhou quais eram os procedimentos de segurança que deveríamos seguir assim que entrássemos na Torre.

guarda na cerimonia das chaves
Yeoman Warder executando o trancamento dos portões na Torre de Londres. (Foto retirada desse site aqui.)

Outra coisa que o guarda nos falou logo no início é que fotos e vídeos da cerimônia não são permitidos. Lógico que eu adoraria ter tirado muitas fotos pra poder guardar de recordação. Mas entendo o por que não sejam permitidos, em primeiro lugar acho que é para não atrapalhar a cerimônia e em segundo lugar, acho que é para manter a magia desse evento. Ou seja, você até pode encontrar uma foto ou outra na internet, mas você só vai entender o quanto é emocionante, se você for lá viver isso pessoalmente.

O tempo todo tem um guarda que é responsável pelo nosso grupo. Ele nos guia durante a cerimônia, indicando os locais onde podemos ficar para não atrapalhar os guardas e de onde podemos observar tudo que acontece. Devemos também manter silêncio absoluto durante toda a cerimônia. Não se preocupe se você não fala inglês, eles falam pouca coisa durante a cerimônia.

Trancando Os Portões

A cerimônia tem início quando o chefe dos Yeoman Warders deixa a Torre Byward vestindo seu pomposo uniforme vermelho. Em uma de suas mãos ele carrega uma lanterna, na outra ele carrega a Queen’s Keys, ou seja, em uma tradução livre seria as Chaves da Rainha. Assim como nessa foto aí de cima.

Em seguida ele caminha até o Traitor’s Gate onde ele se encontra com outros guardas que o acompanharão durante a cerimônia. Todos os guardas sentinelas “saúdam” as Queen’s Keys quando elas passam. Nesse momento, o chefe dos Yeoman Warders tranca os portões externos, depois ele volta e tranca os portões internos. Depois disso eles voltam para guardar as chaves em um local seguro.

O Diálogo Emblemático

Conforme eles retornam em direção à Torre Byward, um dos sentinelas desafia, ou seja, faz perguntas aos guardas que estão retornando. Eu imagino que era porque naquela época não tinham postes para iluminar as ruelas da Torre para que os guardas conseguissem ver quem estava andando por lá.

Então nesse momento, acontece um diálogo emblemático entre o sentinela e os guardas. Esse diálogo na verdade é bem marcante, ainda hoje lembro a entonação na voz dos guardas:

Sentinela: “Halt! Who comes there?” (Pare! Quem vem aí?)
Chief of Yeoman Warders: “The Keys” (As Chaves)
Sentinela: “Whose Keys?” (Chaves de quem?)
Chief of Yeoman Warders: “Queen Eizabeth’s Keys” (As Chaves da rainha Elizabeth)
Sentinela: “Pass Queen Elizabeth’s Keys. All’s well” (Passe Chaves da rainha Elizabeth. Está tudo bem)

Encerramento Emocionante

Em seguida os guardas passam por debaixo do arco da Bloody Tower e caminham em direção aos degraus do pátio interno onde alguns outros integrantes da guarda estão posicionados. Nesse momento, o guarda responsável pelo nosso grupo nos convida a caminhar em silêncio até as escadarias desse pátio aberto onde a cerimônia vai ter continuidade.

Nesse momento, o chefe dos Yeoman Warders entrega as chaves para o Resident Governor, levanta o seu chapéu ao alto e diz: “God preserve Queen Eizabeth” (Deus proteja a Rainha Elizabeth). Ao que todos os guardas respondem amém.

Exatamente nesse momento o relógio bate 10 da noite e um dos membros da guarda toca sua corneta. Confesso que nesse momento eu me emocionei. Que sincronia! Quanta emoção! Sem contar que me senti a pessoa mais privilegiada do mundo por estar ali, assistindo de camarote essa que é considerada a cerimônia militar mais antiga do mundo.

Depois disso o guarda nos acompanha de volta ao portão por onde entramos. Nesse momento, um dos visitantes que fazia parte do grupo fez uma pergunta que eu não lembro exatamente qual era, mas lembro muito bem da resposta do guarda. Antigamente dentro da Torre existia um pub. Quando os prisioneiros condenados à morte eram perguntados se tinham algum último pedido à fazer, a grande maioria pedia por uma pint de cerveja.

Esse pub em questão já não existe mais. Porém aqui vai uma curiosidade, dentro da Torre de Londres existe um pub que se chama The Keys. Esse é um pub exclusivo para os Yeoman Guards e o membros de suas famílias. Mas na pesquisa que eu fiz para escrever esse post, eu descobri que é possível visitar esse pub por dentro durante o evento chamado Open House London! Já coloquei na lista das coisas que ainda preciso ver/fazer aqui em Londres. 🙂

Quem São Os Yeoman Warders Ou Beefeaters

Os Yeoman Warders, ou Beefeaters como são conhecidos, são os guardas da Torre de Londres pelo menos desde 1485. Todos eles são ex-militares, que devem ter servido por pelo menos 22 anos e conquistado a medalha de boa conduta. Outra requerimento é que eles tenham entre 40 à 55 anos no momento em que aplicam para fazer parte dessa guarda especial. No ano de 2020, existiam 37 Beefeaters morando na Torre, com suas famílias.

Yeoman Guardas da Torre
Os Yeoman Warders são os guardas da Torre de Londres. Eles são também chamados de Beefeaters. (Foto retirada desse site aqui.)

Que Horas Começa E Quanto Tempo Dura A Cerimônia

Poucas coisas mudaram nesses mais de 700 anos de tradição, uma pequena alteração foi feita com relação ao horário da cerimônia. No ano de 1826 que o Duque de Wellington, que possuía o cargo de Constable of the Tower na época, decidiu que trancar os portões aos pôr do Sol era algo muito vago, que mudava dia após dia. Então ele decretou que a cerimônia tivesse um horário fixo às 10 da noite. Isso também era para garantir que todos os seus soldados estivessem dentro do castelo antes que os portões fossem trancados.

Apesar dessa pontualidade britânica, um fato que eu achei super curioso é que essa cerimônia teria atrasado somente uma vez. Isso aconteceu em 29 de dezembro de 1940, uma bomba caiu na Torre no momento em que o chefe dos Yeoman Warders realizava a cerimônia. Apesar de ter sido lançado longe, ele não se machucou. Aí que entra a parte engraçada. Pois ele teria se levantado, sacudido a poeira do seu uniforme e imediatamente encarregado de dar continuidade a cerimônia. Esse é o verdadeiro exemplo do ditado: “Primeiro a obrigação!”

Hoje em dia, o horário marcado no ingresso pra que a gente chegue no local é às 9:30pm. Isso é mais para garantir que todo mundo já vai ter chegado, feito o check-in e entrado na Torre. A cerimônia tem início exatamente as 9.52pm e dura em torno de 15 minutos. Por volta das 10:05pm o guarda responsável pelo grupo nos acompanhou de volta ate o portão de saída.

portao da Torre de Londres
Esperei em frente a esse portão para o início da cerimônia, na Torre de Londres,

Quanto Custa E Como Reservar O Ingresso

O ingresso para a Cerimônia das Chaves não custa nada. Na verdade pra não dizer que não custa nada, eu paguei somente £1. Acho que para a administração ou algo assim. Porém, esse ingresso deve ser reservado com antecedência e bota antecedência nisso.

Como vocês podem ver aqui na imagem abaixo, eu fiz a reserva no dia 7 de dezembro de 2017 e o dia da cerimônia foi em 27 de janeiro de 2019. Ou seja, foi mais de um ano de espera. Todos os ingressos antes disso estavam esgotados. Isso se deve pelo fato de que esse é um evento muito procurado e os grupos que participam todas as noite são bem pequenos.

Se depois de ler esse post você se interessou e quer participar dessa cerimônia histórica, o link para reservar os ingressos é esse aqui. Lembrando que neste momento eles não estão fazendo reservas por causa da pandemia. Mas fique de olho para garantir a sua vaga assim que eles colocarem os ingressos disponíveis novamente.

Ceremony of the Keys Ticket

Informações Úteis

Funcionamento: todas as noites
Horário: das 9:30 pm às 10:05 pm
Valor: entrada gratuita (porém o ingresso deve ser reservado com antecedência)
Estação de trem mais próxima: London Bridge (zona 1) 20min de caminhada
Estação de metrô mais próxima: Tower Hill (zona 1) 5min de caminhada – Circle Line e District Line
Bairro: Tower Hamlets
Endereço: The Tower of London, Londres, EC3N 4AB
Website: https://www.hrp.org.uk/Tower-of-London/whats-on/Ceremony-of-the-Keys/

Veja todos os posts de Londres no Mais Um Destino.

Vai passar mais do que um dia em Londres? Reserve seu hotel no booking.com usando o link do blog. Além de oferecer segurança e acomodações incríveis, você ainda me ajuda a manter o Mais Um Destino no ar sem pagar nada por isso! Muito obrigada. 🙂

Curtiu? Compartilhe.

6 comentários em “Cerimônia das Chaves na Torre de Londres”

  1. Histórico! Eu passei lá em 2019, não imaginava que acontecia essa cerimônia.
    Parabéns pelo post.

    1. Exatamente Gilvan, poucas pessoas falam dessa cerimonia. A Troca da Guarda no Palácio de Buckingham é muito mais famosa. Porem essa Cerimonia das Chaves na Torre de Londres tem seus pontos positivos também. Um deles é ser a cerimonia militar mais antiga do mundo ainda existente. O outro é ser pouco conhecida, pois assim não atrai multidões e a gente se sente descobrindo um tesouro muito bem guardado.

  2. A Terra da rainha é mesmo surpreendente!! Muitas histórias!! Muitas cerimônias pra poder vivenciar todas essas histórias 👍. Parabéns por aproveitar essa oportunidade 👏.

Deixe seu comentário