Ásia, Tailândia

Koh Nang Yuan, um paraíso particular na Tailândia

Na verdade, antes de viajar pra Tailândia eu não sabia da existência da pequena ilha de Koh Nang Yuan. Talvez já tivesse a visto em alguma foto do Instagram ou em algum site de viagem, mas não tinha pesquisado muito sobre e acabou que não a incluí no roteiro.

Foi só quando cheguei em Koh Tao e comecei a fazer amizades com outros mochileiros que ouvi algumas pessoas comentando sobre essa ilha, dizendo que um passeio para lá era simplesmente imperdível. Como sabemos, geralmente quando não esperamos muito do lugar é que mais nos surpreendemos. Foi assim com pequena e espetacular Koh Nang Yuan.

Koh Nang Yuan Tailândia
Koh Nang Yuan, Tailândia.

Koh Nang Yuan se encontra no Golfo da Tailândia, mais precisamente na província de Changwat Suratthani. Essa região da Tailândia é famosa pelo clima tropical, pelas águas cristalinas que são perfeitas para mergulho e snorkeling.

Durante meu mochilão pela Tailândia, tive a oportunidade de visitar Koh Nang Yuan duas vezes e por razões bem diferentes. A primeira vez foi durante um curso de mergulho que fiz enquanto estava em Koh Tao. Eu e o grupo de mergulho fomos praticar os exercícios do curso na praia dessa pequena ilha.

A outra vez que fui para Koh Nang Yuan, foi alguns dias depois. Dessa segunda vez foi para passar o dia todo conhecendo um pouco mais desse paraíso e também aproveitar para relaxar na praia. Nesse post eu vou contar todos os detalhes dessas duas experiências.

Você vai encontrar nesse post:
Sobre Koh Nang Yuan
Mapa da ilha
Minha 1ª Experiência » Com a escola de mergulho
Minha 2ª Experiência » Day Trip

Sobre Koh Nang Yuan

A primeira coisa que tem que ficar claro é que apesar de serem sempre mencionadas como uma ilha só, Koh Tao e Koh Nang Yuan são duas ilhas diferentes.

Koh Tao é uma ilha maior, geralmente conhecida pelas dezenas de escolas de mergulho. Koh Nang Yuan é uma ilha bem menor e privada, que fica pertinho de Koh Tao. Essas duas ilhas não são conectadas, só dá para chegar em Koh Nang Yuan de barco, vindo de qualquer outra ilha da região, ou de kayak, vindo de Koh Tao.

Mas como assim, essa ilha é de propriedade particular? Exato, essa ilha pertence ao Nangyuan Island Dive Resort. Esse resort oferece vários tipos de acomodações, desde quartos mais simples à bangalôs luxuosos. Mas lembrando que esse é o único resort da ilha, ou seja, até o bangalô mais simples vai ter seu preço. Afinal esse é um resort completamente isolado.

Você pode se hospedar aqui mas não necessariamente precisa fazer um curso de mergulho que o resort oferece. Durante o dia, qualquer pessoa de fora, ou seja, qualquer pessoa que não esteja hospedada no resort pode vir visitar a ilha, mediante o pagamento de uma pequena taxa ao desembarcar na ilha.

Porém todo mundo tem que ir embora no final da tarde, aí então a ilha fica exclusiva para os hóspedes até a manhã do dia seguinte.

Mapa Da Ilha Koh Nang Yuan

Mapa da ilha privada próxima à Koh Tao
Mapa da ilha de Koh Nang Yuan.

Koh Nang Yuan é composta por 3 pequenas ilhas conectadas por uma praia de areia bem branquinha. Como dá pra ver nesse mapa da ilha na foto acima, podemos dizer que a ilha é dividida em 3 partes principais:

Bay 1: aqui nessa baía fica a recepção, o restaurante e alguns bangalôs do resort; essa também é uma área boa para fazer snorkeling.

Bay 2: nessa baía se encontra o Japanese Gardens que é um pequeno recife com condições ideais para snorkeling e também para mergulhadores inexperientes. Aqui tem também alguns bangalôs do resort e ao final da praia tem uma ilha coberta por vegetação que eles chamam localmente de Big Mountain.

Bay 3: essa é a baía mais extensa da ilha, que possui a maior faixa de areia que conecta as Baías 1 e 2. No final dessa praia, diretamente do lado oposto da Big Moutain fica a Small Mountain, onde fica o mirante da ilha que é chamado de Sunset Viewpoint.

Minha 1ª Experiência » Com A Escola De Mergulho

A primeira vez que fui para Koh Nang Yuan foi quando estava fazendo um curso de mergulho em Koh Tao. Todo começo de ano, as escolas de mergulho da região ficam abarrotadas de alunos. Geralmente é a galera que passa a virada do ano na ilha de Koh Pha Ngan e em seguida vai para a ilha de Koh Tao fazer o curso de mergulho. No caso eu faço parte dessa galera.

Das dezenas de escolas que existem na ilha de Koh Tao, eu acredito que a grande maioria estava com as vagas praticamente esgotadas. A nossa também, inclusive eu até acho que eles estava trabalhando acima da capacidade. Em breve quando eu escrever o post de Koh Tao eu vou dar todas as informações da nossa escola pra vocês.

Acontece que, eles tinha uma piscina particular, onde instrutores e alunos podiam praticar os exercícios do curso. Mas como eram muitas turmas, simplesmente não haveria disponibilidade pra todo mundo praticar os exercícios na piscina da escola. Então algumas turmas iam ter que praticar os exercícios na praia, que até então eu achava que seria uma praia da ilha de Koh Tao.


Leia também:

 Chiang Mai, uma cidade imperdível no norte da Tailândia
Koh Phi Phi, conhecendo a famosa ilha do filme ‘A Praia’
→ Visitando um santuário de elefantes na Tailândia


Eu estava torcendo pra cair em uma dessas turmas que fosse treinar na piscina, pois achei que seria mais fácil para aprender. Mas acabou que minha turma foi para a praia.

Partimos de barco pela manhã para nossa primeira aula, minutos depois fomos ‘despejados’ em algum lugar no meio do mar. Depois de nadar algumas vezes ao redor do barco para dar uma aquecida tivemos que ir nadando com todo nosso equipamento até a praia de Koh Nang Yuan.

É aí que a história fica engraçada, pois chegamos na ilha à nado. Tivemos que sair da água e atravessar a estreita faixa de areia até a praia do outro lado da ilha, carregando todos os nossos equipamentos, com o pé de pato e tudo mais! Por causa disso, não pagamos nada pra visitar a ilha essa primeira vez.

Imagina você, tomando sol de boa na praia, de repente sai um monte de mergulhadores da água, atravessam a praia carregando vários equipamentos, debaixo de um sol escaldante, entram na água e desaparecem de novo? Essa cena deve ter sido bem engraçada! 😂

No fim das contas eu acho que dei sorte de ter caído na turma da praia. Pois eu fiz os exercícios do curso de mergulho no Japanese Gardens, na companhia de alguns peixes coloridos. Se a aula de mergulho não tivesse sido aqui, é capaz que eu nem ia saber o quanto essa ilha fica pertinho de Koh Tao e o tanto que ela é linda.

Então decidi que iria voltar assim que o curso de mergulho terminasse, pra poder passar o dia todo curtindo a beleza desse lugar com mais tempo.

Japanese Gardens, Koh Nang Yuan
Essa era a visão que eu tinha através dos óculos de mergulho enquanto praticava os exercícios do curso. 🤗

Minha 2ª Experiência » Day Trip

Dias depois, quando eu já tinha terminando o curso de mergulho, resolvi voltar pra Koh Nang Yuan pra passar um dia todo curtindo a ilha.

Até onde eu sei existem duas maneiras de ir de Koh Tao (onde eu estava hospedada) para Koh Nang Yuan. Uma delas é pegar o taxi boat, uma viagem que custa barato e dura apenas alguns minutos. A outra opção é ir de caiaque. Com certeza essa segunda opção vai dar trabalho e demorar mais. Mas eu vi muita gente fazendo isso, sem contar que é uma atividade bem legal.

Bom, nessa ocasião eu escolhi ir de barco. Como eu já falei ali em cima no post, tem como visitar a ilha mesmo que você não esteja hospedado no único resort que tem disponível na ilha. Então assim, você chega de barco, paga uma pequena taxa pra desembarcar na ilha e depois pode passar o dia curtindo a ilha assim como também algumas outras facilidades do único resort da ilha.

Por exemplo, a gente pode comer no restaurante do resort, beber no bar, utilizar o banheiro. Enfim, dá pra curtir o dia todo sem se preocupar. Uma coisa que eu notei é que eles não deixam entrar com garrafas ou latas na ilha, isso te obriga a comprar as bebidas no restaurante do resort. Por causa da exclusividade, os preços tendem a ser um pouco mais salgados do que a gente encontra em outros lugares da Tailândia.

Pontos De Interesse Em Koh Nang Yuan

Bay 1

Ao chegar na ilha fui direto procurar a trilha para o mirante Sunset Viewpoint, que na minha opinião é o highlight de Koh Nang Yuan. Das 3 baías da ilha, a Bay 1 me pareceu ser a mais vazia, até porque eu notei que tinham algumas pedras enormes logo ainda no raso da praia.

Mas são essas pedras exatamente o motivo principal da beleza dessa baía. Quando você pega a trilha até o mirante você caminha por um longo deck de madeira que contorna toda Small Mountain. Em qualquer parte desse deck a vista para a Bay 1 é simplesmente impressionante.

Uma coisa que eu notei foi que algumas pessoas que chegavam de caiaque na ilha desembarcavam nessa baía. No caso, eu acho que eles estavam tentando evitar pagar a taxa da ilha, que a gente é obrigado a pagar quando desembarca no píer. Isso é uma informação que eu vou ficar devendo.

Não sei dizer como funciona pra quem vai de caiaque até a ilha. Por exemplo, não sei se você pode desembarcar numa boa em qualquer lugar ou se tem que deixar seu caiaque em lugar específico. Enfim, é bom dar uma pesquisada antes.

Sunset Viewpoint

A trilha para o alto da Small Mountain onde fica o mirante Sunset Viewpoint leva somente alguns minutos. Você vai encontrar algumas pessoas ao longo desse caminho, mas não é todo mundo que se aventura subir até lá. Pera, vou explicar o por que.

Em primeiro lugar você caminha por um longo deck de madeira que contorna a Small Mountain passando em frente diversos bangalôs do resort. Em seguida começa a subideira, atravessando por uma pequena trilha dentro de uma região de vegetação fechada. Aqui a pernilongaiada faz a festa! Não esqueça de passar bastante repelente.

Ao chegar no final dessa trilha tem um monte de rochas de diversos tamanhos. A vista mais bonita fica no topo de uma dessas rochas. Por ser um pouco alta, talvez você vai precisar da ajudinha de alguém pra subir nela. Não é nada de outro mundo, mas acredito que pessoas que tenham mobilidade reduzida possam vir a ter dificuldades de subir nessas rochas.

Assim que eu cheguei já tinha uma galera lá em cima. A parte mais legal pra tirar foto que pega a vista panorâmica da ilha toda é bem pequena. Se não me engano só duas pessoas podem ficar em pé ou sentadas por vez, pra tirar fotos. Então assim que eu cheguei, esperei o pessoal que já estava lá tirarem suas fotos.

Não tem muito mais o que fazer em volta, essas rochas são pequenas. Então é chegar, curtir a vista, tirar a sua foto e ir embora, para que outras pessoas também possam aproveitar a oportunidade.

Eu escolhi subir nesse mirante no horário da manhã, logo assim que cheguei de barco. Eu consegui pegar a luz do sol iluminando a ilha e a água do mar, que ficou com esse tom extremamente azul e transparente da foto abaixo. Tem gente que prefere subir no final do tarde para ver o pôr do sol, mas aí eu já não sei dizer se na parte da tarde a água do mar vai ter esse mesmo tom.

Sunset Viewpoint, Koh Nang Yuan
Sunset Viewpoint em Koh Nang Yuan.

Bay 2

Depois de conhecer a vista do mirante, desci e fui direto para a área da Bay 2, bem do outro lado da ilha, logo depois dos guarda-sóis. Eu acho a cor do mar nessa parte simplesmente insana de linda. Das 3 baías da ilha, a Bay 2 é a menorzinha de todas.

Além disso, essa região estava bem vazia. Tinha muito espaço na areia da praia pra estender a canga e curtir o solzinho de boa sem muita gente por perto. Assim como também tinham pouquíssimas pessoas na água.

Aqui nessa baía, alguns metros à nado da praia, tem um lugar conhecido como Japanese Gardens. Esse local é um pequeno recife com algumas espécies de peixes coloridos. Aqui é possível ver alguns mergulhadores iniciantes ainda sem prática e tem também algumas pessoas fazendo snorkeling. Geralmente a visibilidade aqui é muito boa e a água do mar é calma, o que ajuda a ficar mais fácil pra nadar e conhecer o local.

Bay 3

A terceira e última baía de Koh Nang Yuan é a maior de todas elas. Ela pega toda a estreita faixa de areia que conecta as 3 pequenas ilhas que compõe Koh Nang Yuan. Por ser a maior praia da ilha e sem rochas no raso, eu diria que essa é a melhor praia para banho.

Nessa extensa faixa de areia existe uma fileira enorme de cadeiras de sol e guarda-sóis que são de propriedade do resort. Eu nem tentei sentar em uma delas, mas tenho quase certeza que visitantes da ilha não podem utilizar essas cadeiras, que devem ser reservadas somente para os hóspedes.

Mas aí você vai pensar: ‘Socorro, vou ficar o dia inteiro com o sol rachando minha cabeça?’ Bom, eu vou dar uma sugestão, algo que eu vi algumas pessoas fazendo. Procure as rochas bem no final da praia, dependendo da hora do dia, você consegue estender a sua canga na sombra dessas rochas.

Areia branca, mar azul, água cristalina, peixes coloridos e uma vista fantástica. Se isso não te deixar morrendo de vontade de visitar esse lugar, então não sei o que mais você busca nessa vida. De um jeito ou de outro, a verdade é que esse pequeno paraíso na Tailândia vai te deixar impressionado com tamanha beleza!

Não tenho como recomendar essa ilha o suficiente! Muita gente vai te dizer que os preços aqui são exorbitantes. Sim, é verdade. Mas faça como eu: prepare seu lanchinho, coloque algumas bolachas na bolsa e somente gaste com o que for beber na ilha.

Koh Nang Yuan é um paraíso, lugar perfeito pra quem quer curtir, tomar sol, nadar, explorar, tirar lindas fotos ou simplesmente conhecer uma das ilhas mais belas do mundo.

Veja todos os posts da Tailândia no Mais Um Destino.

Curtiu? Compartilhe.

9 comentários em “Koh Nang Yuan, um paraíso particular na Tailândia”

  1. Parabéns pelo seu blog, está fantástico, que venham muitas e muitas mais viagens e que todas sejam repletas de bons momentos.

    1. Oi Lindo, muito obrigada pela força. Sem sua ajuda eu não teria chegado até aqui. Obrigada por me apoiar em todos os momentos. Que venham muitas mais. ♥

  2. Lugar fantástico Nádia!! Lindas fotos e a sua descrição que vê tudo com bons olhos nos deixa muito encantados!! Parabéns por tudo e principalmente pelo curso de mergulho no mar que também precisa de muita coragem !!

  3. E muito legal visitar lugares que nos sentimos felizes de estar e que valeu a pena ter ido. Desejo muitos e muito destinos sempre maravilhosos em sua vida!!!! Beijos.

Deixe seu comentário