198 Livros, Benim

198 Livros: Benim – Why Monkeys Live In Trees

Livro 20 - BenimBenim é o vigésimo país sorteado no Projeto 198 Livros e o sétimo país sorteado da África. Benim, oficialmente República do Benim e anteriormente conhecido como Daomé, é um país localizado na região ocidental da África. Apesar de sua língua oficial ser o francês, nesse país vivem mais de 40 grupos étnicos que falam dezenas de dialetos locais.

Por esse motivo, eu achei que encontrar um livro para representar esse país no projeto fosse ser uma tarefa bem difícil. Mas a verdade é que foi muito mais fácil do que muitos países que já foram sorteados nesse projeto. Como sempre, a primeira coisa que faço é olhar a sugestão de livro no blog da Camila Navarro. Foi lá no blog dela que eu li a resenha desse livro de Benim e fiquei super animada para lê-lo também.

Why Monkeys Live in Trees and Other Stories from Benim é um livro de contos do premiado autor beninense Raouf Mama. Ele é professor na universidade estadual de Connecticut, especializado em literatura africana; contos folclóricos beninenses e africanos; e imagens da África e dos africanos na literatura ocidental. Mama é reconhecido por divulgar contos populares do Benim nas línguas Fon, Ioruba, Francês e Inglês.

O Benim é um país contemplado com uma grande tradição oral de contos populares de seus diferentes grupos étnicos. Nesse livro, o autor reuniu uma série de contos folclóricos que ouvia de seus familiares quando ainda era pequeno. Seu passatempo favorito era sentar com sua família, depois do jantar e ouvir os mais velhos contar as histórias do passado.

Ele diz que naquela época não havia televisão, então as histórias eram o ‘pão diário que alimentava suas almas’. Eram histórias de fantasmas, contos sagrados, lendas, contos de animais e diversos outros contos que tinham por finalidade fornecer explicações de vários costumes e fenômenos naturais.

O livro Why Monkeys Live in Trees reúne 12 contos de uma variedade enorme de grupos étnicos beninenses. Como por exemplo: o grupo Adja (do oeste); o grupo Batonou (do norte); e o grupo Chabe (da região central). Além do conto que dá título à esse livro, tem também alguns outros como Why the Sun Shines by Day and the Moon by Night, Why Bee Makes Honey and Snake Crawls on Its Belly, How Goat Got Out of Trouble, entre outros.

O mais interessante de ler esse livro é ver que apesar das inúmeras diferenças que nós seres humanos de vários países do mundo temos, somos mesmo todos muito parecidos. Muito maior do que nos separa, é o que nos une. Como muito bem coloca o autor no início do livro: ‘A raça humana é de uma cor só, a cor de sangue.”

Why Monkeys Live in Trees and Other Stories From Benim foi publicado originalmente em inglês em 2006. O livro está disponível em inglês na Abe Books.

Para saber mais sobre o Projeto 198 Livros, clique aqui.

Curtiu? Compartilhe.

Deixe seu comentário