198 Livros, Samoa

198 Livros: Samoa – The Girl in the Moon Circle

E o país sorteado da vez foi Samoa, uma pequena ilha no sul do oceano Pacífico com aproximadamente 200 mil habitantes. O primeiro país representando a Oceania no Projeto 198 Livros. Eu imagino que encontrar livros de alguns países desse continente vai ser um desafio, por serem países pequenos e tão distantes da gente.

Antes de escolher qualquer livro do projeto, eu confiro as listas da Camila Navarro e da Ann Morgan para ver quais foram suas escolhas. Dessa vez, o livro que a Ann escolheu foi o primeiro a ser descartado, pois é uma fantasia e essa categoria não me interessa tanto. Já a escolha da Camila não tinha me convencido por ser um livro narrado por uma garota de 10 anos. Puro preconceito de leitora iniciante mesmo.

Acontece que eu pesquisei bastante sobre a autora desse livro, Sia Figiel, e vi que os livros dela são de bastante importância na representação cultural do país. Dentre os livros já publicados por essa autora, eu escolhi o livro com a maior nota no Goodreads. No final das contas, acabou sendo a mesma escolha da Camila.

The Girl in the Moon Circle é uma coleção de obras poéticas da escritora samoana Sia Figiel. O livro é narrado por uma garota de 10 anos, Samoana, que mora na vila fictícia de Malaefou. A garota compartilha aspectos da cultura samoana através de seus relatos sobre a escola, a igreja, sua família, seus amigos, paqueras e muito mais.

O nome do livro faz referência aos encontros de Samoana e suas amigas, o círculo, geralmente embaixo da árvore de pulu que fica na vila. É ali que elas se encontram pra falar de diversos assuntos, alguns deles inclusive são assunto proibidos de serem falados pelas crianças da vila.

Apesar de ser um livro narrado por uma criança, o conteúdo desse livro está longe de ser infantil. Samoana vivencia muitas coisas que uma criança da sua idade não deveria vivenciar, como pedofilia e aborto, pra citar alguns deles.

Abaixo, eu traduzi uma passagem do livro, algumas dessas regras me lembra muito coisas que ouvi na infância. O título se lê Mulheres nos dizem (no silêncio falado):

“Nunca masque chiclete dentro da igreja ou enquanto você estiver comendo ou bebendo ou na frente das pessoas.
Nunca procure por uku de noite ou nos domingos durante o dia.
Nunca alimente os porcos de noite.
Nunca carregue os bebês fora de casa durante a noite.
Nunca penteie o cabelo do lado de fora de noite ou ao anoitecer.
Nunca peça dinheiro à Deus.
Nunca peça à Deus coisas que irão beneficiar somente você.
Nunca minta pra Deus.
Nunca use a mesma calcinha duas vezes se você estiver menstruada.
Nunca use shorts no malae.
Nunca use shorts próximo a casa do faifeu.
Nunca coma e ande.
Nunca fale com o “k” com o faifeu/sua esposa/convidados/visitantes.
Nunca mostre abertamente à um garoto que você gosta dele.
Nunca pisque de volta pra alguém na igreja.
Nunca abra os olhos quando o faifeu estiver rezando.
Nunca coma antes dos mais velhos.
Nunca esconda comida das pessoas.
Nunca xingue pessoas mais velhas que você – mesmo que seja um(a) palagi.
Nunca ria aquela risada que convida garotos e homens.
Nunca nade sozinha no Vaiola.
Nunca deixei alguém que insulte a sua familia se safar.
Nunca esqueça de agradecer por tudo (especialmente à Deus).
e reze toda vez que algo ruim acontecer à você, ou à vila, ou à cidade, ou à toda Samoa – amém.”

The Girl in the Moon Circle – Sia Figiel

Apesar de eu achar que esse livro se encaixou perfeitamente no projeto, confesso que deu um certo trabalho pra ler. Por dois motivos: primeiro que muitas frases e expressões não foram traduzidas do samoano. Então fica impossível de entender algumas passagens do livro. E segundo, o livro é todo feito em prosa, pra mim é muito difícil conseguir um ritmo de leitura quando não é uma história.

Mas enfim, foi um livro divertido em algumas partes, triste em outras mas no geral um livro bem interessante que me fez viajar pra um lugar bem longe e bem diferente daqui.

The Girl in the Moon Circle foi publicado originalmente em inglês, em 1996. O livro está disponível em inglês na Amazon.

O livro ainda não foi traduzido para o português.

Para saber mais sobre o Projeto 198 Livros, clique aqui.

Compartilhe:

4 comentários em “198 Livros: Samoa – The Girl in the Moon Circle”

  1. Boas leituras enriquecem não só a parte intelectual, mais enriquecem também a nossa alma e a maneira de enxergarmos o mundo!! Só pelo que você escreveu aqui sobre esse livro e essa escritora, nos faz viajar não só pelo mundo, mas pelo Universo e também um pouco pelo interior das pessoas. Obrigada Nádia por compartilhar essas maravilhas com todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *