Espanha, Europa

Barcelona, uma cidade cheia de vida e arte na Espanha

Essa minha viagem para Barcelona foi a primeira e única que fiz sozinha. Eu não estou reclamando, muito pelo contrário, só estou pontuando. Pois a verdade é que só quando você viaja sozinha você percebe o quanto essa é uma experiência incrível e enriquecedora de diversas maneiras.

Hotel W Barcelona, Marina Barcelona
Com o icônico Hotel W de fundo em Barcelona, na Espanha.

Era verão na Europa, eu tinha umas férias para tirar do trabalho, só que ninguém estava disponível para ir viajar comigo. Alguns dos meus amigos tinham que trabalhar, enquanto outros já estavam de viagens marcadas para diferentes lugares. Mesmo assim, eu jamais ia desperdiçar as minhas férias trancada dentro de casa em Londres.

Eu tinha acabado de completar um ano desde que tinha me mudado para Londres. Ainda não tinha noção nenhuma em como montar um roteiro de viagem de forma independente.

Por nunca ter viajado sozinha antes, eu não sabia como e nem o que pesquisar sobre Barcelona pra poder montar o meu roteiro. Então o que aconteceu foi que eu acabei deixando de conhecer alguns lugares interessantes. Ainda bem que depois de muitos anos de experiência eu já passei dessa fase e hoje em dia monto os meus próprios roteiros que, particularmente, são incríveis!

Você vai encontrar nesse post:
Sobre Barcelona
Pontos de interesse
Restaurante em Barcelona
Hospedagem em Barcelona

Sobre Barcelona

Barcelona é a capital e a maior cidade da Catalunha, uma região autônoma dentro da Espanha que possui seu próprio dialeto e sua própria cultura. Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha, ficando somente atrás da capital Madri. É uma cidade moderna mas que ao mesmo mantém o seu passado muito bem preservado.

Sempre no topo da lista como uma das cidades europeias mais badaladas, Barcelona oferece um pouco de tudo pra todo mundo. Tem feiras ao ar livre, muitas lojas, ótimos restaurantes, inúmeros museus, uma arquitetura incrível, baladas mundialmente famosas e para completar tem praia!

Quando você pensa em Barcelona, você pensa em quê? Hoje em dia eu penso em museus, galerias, parques, monumentos, penso no casamento da arquitetura com a arte, penso em Gaudí, Picasso e Miró. Mas quando eu viajei pra Barcelona eu não fazia ideia de nada disso e nem do que esperar do lugar. O significa que eu terei que voltar.

Vista do teleférico para o Hotel W Barcelona
Barcelona, Espanha.

Pontos De Interesse Em Barcelona

Sagrada Família

O Templo Expiatório da Sagrada Família ou mais conhecido como Sagrada Família, é um templo católico desenhado pelo arquiteto catalão Antonio Gaudí. Tombado como patrimônio mundial da UNESCO, esse é o principal marco da cidade. O projeto foi iniciado em 1882, mas quer saber uma grande curiosidade? Ainda não está terminado! A previsão de conclusão está para o ano de 2026.

O projeto contém 3 fachadas grandiosas: a da Natividade; a da Paixão e a da Glória. Quando terminada, a igreja terá 18 torres e será a igreja mais alta do mundo. Para visitar a igreja por dentro é necessário comprar um ticket, que sai mais barato se você adquirir pelo site oficial (em inglês e espanhol).

Casa Milà

Também é conhecida como La Pedrera, pois sua aparência é similar à um grande bloco de pedra. Esse foi o último projeto residencial desenhado pelo arquiteto Antonio Gaudí à mando de Roger Sergimon de Milà. Essa é uma das obras mais criativas de Gaudí que também foi tombada como patrimônio mundial da UNESCO.

É impossível não notar esse prédio de curvas sinuosas, ferros retorcidos e não ficar totalmente encantada por ser tão diferente de tudo que você já viu na vida. Vale muito a pena fazer uma visita por dentro pois o prédio é todo decorado e seu terraço é de querer fazer o tempo parar!

Casa Mila, La Pedrera de Antonio Gaudi
Casa Milà, obra de Antonio Gaudí em Barcelona, na Espanha.

Las Ramblas

A Las Ramblas é uma via localizada numa área bem central e popular de Barcelona, composta por uma série de ruas ‘ramblas‘, daí que vem o seu nome. Ela se estende por 1.2 km e vai desde a Praça da Catalunha, uma praça localizada no centro da cidade, até o Monumento à Cristóvão Colombo que foi construído para celebrar a primeira viagem de Colombo as Américas. Também para servir de lembrete que foi em Barcelona que Colombo reportou à rainha Isabel I e o rei Fernando V após sua primeira viagem ao novo continente.

No geral, aqui nessa via você encontrar vários lugares legais pra comer. Se você assim como eu adora um mercadão não deixe de visitar o La Boqueria. Esse é o mercado municipal mais antigo de Barcelona, aqui você encontra muita comida gostosa e fresquinha. Eu por exemplo comprei uns 2 ou 3 tipos de chorizos diferentes pra levar embora pra casa.

Mas não só de restaurantes com mesinhas na esplanada vive a Las Ramblas, aqui tem de tudo. Desde artistas de rua, diversas lojas, barracas de flores, barzinhos e até outras importantes atrações turísticas que não deu tempo de eu visitar, como o Gran Teatro Liceo e o Palau Güell.

Catedral De Barcelona

A Catedral de Barcelona, também conhecida como Catedral da Santa Cruz e Santa Eulália, apesar de não ser tão famosa quanto a Sagrada Família, é um importante monumento em estilo gótico da cidade. Há registros de vários outros templos cristãos nesse mesmo local pelo menos desde o século 4.

A arquitetura dela por dentro é tão impressionante quanto por fora. Tem a cripta da Santa Eulália, uma jovem cristã que foi torturada até a morte por defender sua fé em 304. O claustro gótico abriga 13 cisnes brancos, pois Eulália tinha 13 anos quando morreu. Essa catedral fica bem no centro da cidade, próximo às Las Ramblas. Vale muito a pena a visita.

Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona, na Espanha.

Museu Nacional De Arte Da Catalunha

O prédio Palácio Nacional foi construído no morro do Montjuïc em 1929, para receber a Exposição Internacional de Barcelona. Hoje essa construção abriga o Museu Nacional de Arte Catalunha, o MNAC.

De todas as artes expostas, a mais completa e que se sobressai é a arte Romântica, mas tem também muitas obras interessantes dos estilos gótico, moderno, renascimento e barroco. Infelizmente no dia que eu fui visitar estava fechado para visitação, inclusive os jardins. Mas o prédio não deixa de ser majestoso e imponente mesmo olhando de longe.

Museu Nacional de Arte da Catalunha em Barcelona
Museu Nacional de Arte da Catalunha em Barcelona, na Espanha.

Praça De Touros La Monumental

Muito comum na Espanha e em Portugal, a praça de touros é geralmente uma arena fechada onde se realizam as touradas. A La Monumental em Barcelona foi inaugurada em 1914, se encontra no distrito de Eixample. Aqui foi o último lugar na Catalunha onde uma tourada foi realizada.

Por proposta popular, o Governo da Catalunha proibiu os shows de touradas em 2010. Com quase 20 mil assentos, hoje é palco para eventos esportivos, circenses e shows de música. Visitei Barcelona em 2010, que foi o último ano das touradas. Detalhe para o anúncio da praça de touros.

Praça de Touros La Monumental
Praça de Touros La Monumental em Barcelona, na Espanha.

Marina De Barcelona

Localizada estrategicamente na região do mar Mediterrâneo, a zona portuária de Barcelona possui mais de 2000 mil anos de história. Esse é um ótimo lugar pra uma caminhada. O espetáculo à parte fica para um píer de madeira para pedestres conhecido como Rambla de Mar, onde uma ponte se abre por cerca de 8/10 minutos de hora em hora, para permitir a passagem de barcos que saem da marina pra navegar à mar aberto.

Logo ao lado fica uma construção moderna toda cheia de vidro que é o shopping center Maremagnum, um centro comercial com lojas de roupa, jóias, brinquedos e onde encontra-se uma loja oficial do Barça.

Praia La Barceloneta

Aqui eu passei a maior parte da minha viagem. Estava mesmo precisando pegar um bronzeado, descansar um pouco da correria de Londres. Como viajar sozinha não é um dos programas mais emocionantes, notei que na praia eu podia ficar mais de boa curtindo o sol e o mar.

Quando de repente olho pro meu lado e vejo uma mulher fazendo topless. Foi a primeira vez que vi e confesso que fiquei chocada! Mas logo vi outra e depois outra e outra, aí percebi que era normal. A mulherada toda tava fazendo. O baque inicial passou.

Depois de horas torrando no sol, tudo que eu precisava era um mergulho. Mas aí vem mais um desafio pra quem viaja sozinho: com quem deixar as coisas? Bom, eu pedi pra um casal que estava ao meu lado pra darem uma olhadinha e tomei banho com água praticamente no calcanhar pra ficar o mais próximo que eu podia das minhas coisas, pra correr atras de quem fosse caso decidissem roubar meus humildes pertences.

Mas como sou um pouco neurótica não consegui relaxar direito, eu sei que estou na Europa, mas mesmo assim, o seguro morreu de velho, não é mesmo?

Praia La Barceloneta em Barcelona
Praia La Barceloneta em Barcelona, na Espanha.

Aeri Del Porti

A vista do teleférico é uma das vistas panorâmicas da cidade de Barcelona que eu mais gostei. O trajeto vai da Torre de San Sebastián na praia de San Sebastián até o mirante da Estació de Miramar na colina de Montjuïc. As duas torres pertencem ao catálogo de patrimônio histórico-artístico de Barcelona.

A parte mais alta do teleférico chega medir até 100 metros de altura. A distância de um ponto ao outro é de 1.300 metros, um trajeto que dura aproximadamente 10 minutos. De um lado fica o porto e Barcelona e do outro lado fica a colina de Montjuïc.

Nessa parada do teleférico fica o mirante no Parc del Mirador del Poble-sec. Daqui é possível admirar o porto de Barcelona assim como também ter uma vista panorâmica da cidade.

Restaurante Em Barcelona

Eu não podia ir embora da Espanha sem antes experimentar a paella, um dos pratos típicos mais famosos do país. Fui andando do hotel onde fiquei hospedada até a Las Ramblas para procurar um lugarzinho bem bacana para jantar.

De todas as opções a que eu achei mais interessante foi o restaurante Mikel Etxea (hoje já não existe mais). Pedi pra sentar nas mesas que eles tinham do lado de fora pois o dia ainda estava claro e o clima estava perfeito para assistir o movimento da rua.

Essa foto tem uma história engraçada. Junto com a paella eu pedi um caneco de cerveja, só não sabia que o caneco era de 1 litro! Então, preocupada que meus pais fossem achar que eu tinha virado uma alcoólatra bebendo tanta cerveja, coloquei o copo embaixo da mesa e pedi pro garçom tirar a foto. RESULTADO: todo mundo que estava em volta riu da minha cara, inclusive eu. 😀

Almoçando paella nas Las Ramblas em Barcelona
Almoçando paella nas Las Ramblas em Barcelona, na Espanha.

Hospedagem Em Barcelona

Eu fiquei 5 dias hospedada no hotel Barcelona Hotel Principal. Desde então, ele foi totalmente renovado e mudou o nome para Leonardo Hotel Barcelona Las Ramblas. Olhando no site do novo hotel, me parece ser exatamente o mesmo que fiquei porém agora esta um pouco mais moderno.

Adorei minha estadia aqui, o serviço do hotel é ótimo, fui muito bem atendida por todos os funcionários. O quarto era bem confortável e limpinho, apesar de não ter uma vista legal pois esses prédios do centro antigo são bem velhos geralmente com janelas para corredores ou para os fundos. O café da manhã era uma delícia e todos os dias estava tudo bem fresquinho.

O melhor de tudo pra mim foi a localização do hotel, uma região bem central e com ótimas conexões conhecida como Ciutat Vella. Fica uns 5 minutos andando até as Las Ramblas e o mercado municipal La Boqueria. Esse é um bairro antigo com prédios velhos e pichados, ruas estreitas e pouco iluminadas. Confesso que fiquei com medo de sair à noite sozinha. Então, todos os dias por volta das 6 da tarde eu já estava de volta no quarto.

Se você estiver pensando em ficar nesse hotel, não custa nada dar uma olhada nas avaliações do Trip Advisor antes de pagar pela sua estadia. Pois como faz bastante tempo que fiquei aqui, muita coisa pode ter mudado.

Considerações Finais

Sabe quando você visita um destino novo e quando chega lá, a atração principal está fechada para reforma? No meu caso quando fui pra Barcelona, não era somente uma, mas muitas atrações estavam fechadas para reforma.

Eu andei pela cidade com um daqueles ônibus de turismo que tem 2 ou 3 diferentes rotas pela cidade. Dependendo do lugar, do tempo que você tem e seu orçamento, esse tipo de transporte é uma ótima opção. Se você é daqueles que prefere fazer tudo por conta própria pegando o transporte público, a boa notícia é que o transporte público aqui é bem eficiente.

Uma última dica pra você que leu até aqui, não deixe de incluir no seu roteiro o Palácio da Música Castelhana, pois além de ser uma das principais casas de concertos do mundo, ele também foi tombado como patrimônio histórico mundial da UNESCO.

Eu quero saber de vocês, me deixem aí nos comentários se vocês já visitaram Barcelona, o que vocês acharam de lá e se incluiriam mais alguma coisa no roteiro de vocês?

Veja todos os posts da Espanha no Mais um Destino.

Vai passar mais do que um dia em Barcelona? Reserve seu hotel no booking.com usando o link do blog. Além de oferecer segurança e acomodações incríveis, você ainda me ajuda a manter o Mais um Destino no ar sem pagar nada por isso! Muito obrigada. 🙂

Curtiu? Compartilhe.

4 comentários em “Barcelona, uma cidade cheia de vida e arte na Espanha”

  1. Valeu Nádia, gostei de conhecer um pouco de Barcelona através de você!! Barcelona é linda e como toda cidade antiga é um museu a céu aberto riquíssimo!!

Deixe seu comentário