198 Livros, Moldávia

198 Livros: Moldávia – The Good Life Elsewhere

Eu já havia ouvido falar na Moldávia e sei que esse país fica na Europa. Mas se você me perguntasse a localização geográfica exata no mapa, eu confesso que não saberia te dizer. Então a primeira coisa que fiz foi pesquisar não somente aonde esse país se encontrava, mas como também outras informações de lá.

Descobri que a Moldávia fica entre a Romênia e a Ucrânia e que é um dos países mais pobres da Europa. Certamente esse país tem sérios problemas, pois um total de 25% da população trabalha no exterior e o consumo de álcool por pessoa é o maior do mundo. O livro escolhido para o projeto explora um pouco mais dessa situação. Lembrando que eu escolhi o livro da Moldávia com base nas listas da Camilla Navarro e da Ann Morgan.

The Good Life Elsewhere é um livro de ficção do escritor nascido na Moldávia, Vladimir Lorchenkov. O autor utiliza da tragicomédia para nos contar a história das inúmeras tentativas das pessoas de uma pequena vila na Moldávia, que tentam à todo custo e qualquer preço, imigrar para a Itália. Apesar de todas as adversidades, eles não desistem facilmente desse sonho.

Para os moradores dessa vila, assim como para qualquer outra pessoa da Moldávia, esse é um país pobre, sem recursos, onde eles não conseguem trabalho e quando trabalham, não conseguem fazer mais do que 200 euros por mês. Por isso eles tentam ir embora do país, para tentar a vida em um país com mais oportunidades.

Eles acreditam que a Itália é o paraíso na terra. Então eles querem imigrar pra Itália à todo custo, por mais que quando cheguem lá tenham que trabalhar ilegalmente ou lavando pratos. Mas eles acreditam que na Itália terão a chance de fazer 1000 euros por mês, tendo assim uma vida melhor e consequentemente poderão mandar dinheiro pra suas famílias na Moldávia.

Eles tentam deixar a vila de todos os métodos possíveis, um deles transforma seu trator em avião e posteriormente em um submarino. O outro organiza uma verdadeira cruzada religiosa com milhares de pessoas para marcharem até a Itália, enfim, utilizam de todos os métodos possíveis mas sem nenhum resultado.

Esse é um livro triste porém engraçado ao mesmo tempo. Em várias partes dele eu achei as tragédias chocantes mas o autor conta de uma forma que a gente acaba rindo da situação. Pra finalizar, esse livros nos conta a história da eterna busca pelo paraíso, a crença de que “a grama do vizinho é sempre mais verde” e o eterno retorno pra casa.

The Good Life Elsewhere foi publicado originalmente em russo em 2008. O livro está disponível em inglês na Amazon e também na Book Depository com frete grátis para todo o mundo.

Para saber mais sobre o Projeto 198 Livros, clique aqui.

Curtiu? Compartilhe.

Deixe seu comentário