198 Livros, Coreia do Sul

198 Livros: Coreia do Sul – Please Look After Mom

Livro 18 - Coreia do SulDessa vez quem sorteou o livro para o Projeto 198 Livros foi o Júnior, inclusive eu até mostrei tudo nos meus stories lá do Instagram. Fiquei tão feliz quando vi no papelzinho que o próximo livro seria da Coreia do Sul, porque eu já sou apaixonada por esse país sem mesmo nunca ter viajado para lá. Espero que eu possa realizar esse sonho em breve.

A Coreia do Sul é um país localizado no leste da Ásia, mais precisamente no sul da Península Coreana. Ele faz fronteira com a Coreia do Norte, inclusive essa é uma das fronteiras mais militarizadas do mundo. Na verdade, o que a maioria das pessoas não sabem é que o nome oficial do país e República da Coreia. Com aproximadamente 5000 anos de história e cultura, poder ler alguma obra produzida nesse país com certeza é uma experiência incrível.

Eu já imaginava que não iam faltar opções de livros da Coreia do Sul para o projeto. Só não imaginava que o processo todo da pesquisa, escolha, compra e entrega do livro fosse ser assim tudo tão rápido.

Como eu sempre digo aqui pra vocês, toda vez que eu sorteio um país, o primeiro blog que eu dou uma olhadinha é o blog da Camila Navarro. Dessa vez ela já tinha lido o livro da Coreia do Sul, eu fui conferir a resenha do livro e tive a certeza de que eu ia querer ler o mesmo. Eu tinha esquecido desse detalhe, mas na verdade quando ela publicou a resenha desse livro lá trás no ano de 2018 eu já tinha lido essa resenha e adicionado esse livro na minha lista de desejos.

Please Look After Mom é um livro escrito pela sul coreana Shin Kyung-sook em 2009, autora de diversos romances e uma das escritoras mais lidas e aclamadas da Coreia do Sul. Esse livro lhe rendeu uma premiação do Man Asian Literary Prize. Tendo sido essa a primeira vez que uma pessoa da Coreia do Sul e também a primeira mulher a receber essa premiação.

Please Look After Mom narra a história de Park So-nyo, moradora de uma aldeia no interior da Coreia do Sul, casada e mãe de cinco filhos já crescidos. Certo dia ela viaja com o marido para Seul para visitar os filhos, porém desaparece na estação central de trens de Seul sem deixar nenhum rastro. Como fez a vida toda, o marido, com quem Park é casada há mais de 50 anos, simplesmente supôs que a esposa o seguia. Assim que ele entra em um vagão de trem e olha para trás, a porta se fecha e a esposa ficou para trás. Essa é a última vez que Park é vista.

Sua família inicia uma busca desesperada para encontrá-la. Como é difícil acompanhar essa sensação de impotência dos membros da família, que muitas vezes ficam com as mãos atadas sem poder fazer muita coisa. Eles recebem ligações, algumas pessoas relatando terem visto uma senhora parecida com a mãe, outras vezes são trotes sem fundamentos.

Porém, o livro não foca na busca pela mãe. O que acontece ao longo da história é que os filhos e o marido começam a reviver todos os momentos que passaram com a mãe. Eles começam a perceber que eles praticamente nunca prestaram atenção na mãe, nunca a enxergaram como uma pessoa, uma mulher, além daquele papel da esposa/mãe.

A verdade é que eles notam que talvez eles nem a conhecessem direito. Pior ainda, que foram deixando-a de lado conforme os anos foram se passando. Foram cada vez se distanciando mais e mais. Isso faz com que cada um sinta um enorme sentimento de culpa, por não ter prestado atenção e não ter sido mais presente. Dá para ver também que bate neles aquele sentimento de arrependimento, aquela sensação de querer voltar no passado e poder fazer tudo diferente. Sem contar na enorme angustia de querer vê-la de novo.

O romance explora a perda, a auto recriminação e, em alguns casos, a autodescoberta causada pelo desaparecimento da mãe. O romance também considera temas relacionados ao sacrifício das mães em geral (e na Coreia do Sul em particular).

Please Look After Mom foi publicado originalmente em coreano em 2009. O livro está disponível em inglês na Amazon e também na Book Depository com frete grátis para todo o mundo.

No Brasil, o livro foi publicado em português com o título Por Favor, Cuide da Mamãe e está disponível na Intrínseca.

Para saber mais sobre o Projeto 198 Livros, clique aqui.

Curtiu? Compartilhe.

Deixe seu comentário