Alemanha, Europa

Munique

Foi aqui que tudo começou! Essa foi a primeira viagem internacional que fiz depois de ter me mudado para Londres em 2009. A Juliana, uma brasileira que morava na mesma casa que eu na época, estava organizando uma viagem de última hora pra Munique.

O motivo para essa viagem era conhecer a Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo que acontece todos os anos em Munique. Eu nem pensei duas vezes, já topei logo de cara. Eu fiz um post completo contando toda minha experiência na Oktoberfest, você encontra esse post aqui.

Munique, Alemanha.

Nos poucos momentos em que não estávamos no festival aproveitamos para visitar alguns pontos turísticos da cidade. Eu fiquei apaixonada por Munique pois é uma cidade moderna, estilosa e descontraída.

Munique fica no sul da Alemanha, é capital do estado da Bavaria. Sua população é de aproximadamente 1 milhão e meio de habitantes, sendo a terceira maior cidade do país atrás somente de Berlim e Hamburgo.

Além da Oktoberfest que acontece anualmente, Munique também é famosa por sua bela arquitetura e sua cultura sofisticada. Mesmo de ser sido consideravelmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria das construções históricas foram restauradas e a cidade se assemelha muito com o que parecia no final dos anos de 1800.

É a cidade mais próspera da Alemanha, e por muitas vezes já esteve na lista das melhores cidades do mundo no quesito qualidade de vida. Confira abaixo algumas das atrações que visitei quando estive em Munique.

Algumas Atrações Turísticas Da Cidade

Karlsplatz

É uma grande praça no centro de Munique, ótimo lugar pra começar o passeio, e onde se encontram alguns edifícios importantes como o Palácio da Justiça (Justizpalast), a loja de departamentos Kaufhof e o portão Karlstor, construído no estilo gótico entre 1899-1902, no mesmo local onde ficava o portão na era medieval. Durante o verão têm uma linda fonte no meio da praça e durante o inverno uma grande pista de gelo.

Praça central Karlsplatz, Munique
Praça central Karlsplatz, em Munique.

Neuhauser Strasse e Kaufinger Strasse

Passando pelo portão Karlstor chegamos à uma importante área de comércio da cidade localizado nas ruas Neuhauser Strasse e Kaufinger Strasse, onde carros não circulam. Aproveitamos para dar uma olhada nas lojas, curtir a atmosfera e observar a arquitetura do lugar que é encantadora.

Area de compras Neuhauser Strasse, Munique
Area de compras da rua Neuhauser Strasse, em Munique.

Marienplatz

Passeando por essas ruas e seguindo sempre em linha reta, chegamos à praça central de Munique, Marienplatz, o que na minha opinião é a parte mais linda da cidade. Nela se encontram a nova prefeitura (Neues Rathaus), a antiga prefeitura (Altes Rathaus) e a coluna Mariensaule com a Virgem Maria no topo, considerada a padroeira da Bavaria.

Essa coluna foi construída em 1638 para celebrar o fim da ocupação Sueca durante a Guerra dos 30 Anos. A foto abaixo é da torre da Nova Prefeitura. Ela mede 85m e tem um relógio mecânico com 43 sinos que tocam varias melodias diferentes. Um espetáculo à parte.

Praça Marienplatz, Munique
Praça Marienplatz, em Munique.

BMW Welt

No dia seguinte passamos pela sede da BMW, que fica logo na entrada do Parque Olímpico. Nesse local se encontram o Museu da BMW e o BMW Welt, um centro de exibições e showroom dos modelos atuais, assim como outras marcas que fazem parte do grupo BMW, a Mini e a Rolls-Royce. A arquitetura do lugar é impressionante, toda futurística.

Parque Olímpico De Munique

Aproveitamos que estávamos logo em uma das entradas do parque olímpico de Munique e resolvemos dar um volta por algumas das instalações pra conhecer o local. Hoje em dia esse espaço é utilizado para realização de grandes eventos culturais, sociais e religiosos.

Estádio Allianz Arena

Do parque olímpico pegamos o metrô e descemos em Fröttmaning para incluir no nosso roteiro o estádio de futebol Allianz Arena. Casa do Bayern de Munique, o estádio foi construído em 2005, é o primeiro do mundo que o exterior muda completamente de cor.

Moderno, icônico e não só para quem ama futebol. A arquitetura chama atenção do lado de fora e do lado de dentro. Eles oferecem tour quase todos os dias do ano.

Estádio de futebol Allianz Arena, Munique
Estádio de futebol Allianz Arena, em Munique.

Onde Comer Em Munique

Pra fechar nossa viagem com chave de ouro, a última parada foi na cervejaria Hofbräuhaus. Atualmente, existem muitas cervejarias desse tipo, mas essa é a mais famosa de Munique.

A comida servida aqui é bem tradicional e muito saborosa. A cerveja é servida nas “pequenas” canecas de 1 litro. Tem também uma bandinha super animada tocando músicas alemãs e na noite que jantamos lá estava até rolando uma apresentação de dança típica.

Vale muito a pena a visita, especialmente se você estiver em Munique na época em que a Oktoberfest não esteja acontecendo, dá pra ter uma noção da atmosfera da festa. Informações sobre o cardápio, valores e reservas você encontra no site oficial (em inglês).

Sobre Os Alemães

Na minha opinião eles são muito educados, simpáticos e prestativos. A prova disso é o senhor de gravata azul da foto abaixo. Estávamos indo pro aeroporto e totalmente perdidos na estação central de trem Munchen Hauptbahnhof com tanto nome impronunciável e parecido.

Eis que esse senhor, vendo nosso desespero, veio nos ajudar. O mais interessante é que ele não falava uma palavra de inglês. Lógico que a gente também não falava nada em alemão. Mesmo assim, ele fez questão de nos atravessar pela estação toda pra nos levar até a plataforma certa. Ele esperou que nós passássemos pela catraca e ainda deu tchauzinho antes de entrarmos dentro do trem.

Estação de trem em Munique
Um senhor alemão nos ajudou a encontrar a plataforma correta na estação central de Munique.

Lembro que ficamos meio na dúvida em oferecer dinheiro ou não pela ajuda. Decidimos oferecer, como um gesto de gratidão, mas mesmo assim ele não aceitou.

E foi aqui que essa nossa aventura doida-corrida-alcoólicamente-desorganizada acabou. Voltamos com as bagagens cheias de boas memórias e alguns canecos gigantes de cerveja!

Veja todos os posts da Alemanha no Mais um Destino.

Vai passar mais do que um dia em Munique? Reserve seu hotel no booking.com usando o link do blog. Além de oferecer segurança e acomodações incríveis, você ainda me ajuda a manter o Mais um Destino no ar sem pagar nada por isso! Muito obrigada. 🙂

Compartilhe:

6 comentários em “Munique”

1. Bom saber Nádia que Munique na Alemanha, além de oferecer essa festa maravilhosa Oktoberfest, têm muitos pontos turísticos super interessantes pra se conhecer e pessoas educadas atenciosas e também.

2. E você nessa viagem por Munique ainda muito jovem e já aproveitando ao máximo as oportunidades. Bom demais.

3. Os passeios valem a pena pelos lugares e tambem quando encontramos boas pessoas. Isto faz gostarmos ainda mais do lugar. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *