Eu sempre tive vontade de conhecer todos os países do mundo e agora encontrei a maneira de fazer isso acontecer!

Se tem uma coisa que eu amo fazer nessa vida é viajar. Mas com a leitura é um pouco diferente. Nunca tive a leitura como paixão. Porém, recentemente isso vem mudando. Ultimamente tenho lido livros muito interessantes que tem despertado em mim o gosto pela leitura. Alguns exemplos são os livros autobiográficos de Mahatma Gandhi (“A história dos meus experimentos com a verdade”) e de Nelson Mandela (“Longa caminhada para a liberdade”). A trajetória narrada por esses dois ícones que mudaram a história da huminadade é sem dúvidas muito inspiradora. Mas outro fato que levou a gostar muito desses livros foi de poder conhecer um pouco mais de seus países através de seus olhares. Me senti viajando de trem com Gandhi pela Índia e andando de carro pelo interior da África do Sul com Mandela.

Mas voltando à minha paixão de viajar o mundo. Toda vez que conheço um novo país fico encantada e tento absorver ao máximo todos os aspectos de sua cultura – antes, durante e depois da viagem. Consequentemente isso me faz querer conhecer um pouco mais da história e da realidade de cada país. Foi então que conheci o projeto Volta ao Mundo em 198 Livros da Camila Navarro do blog Viaggiando e descobri que ia conseguir realizar esse sonho de viajar o mundo todo. Em seu blog, Camila conta que sempre amou viagens e livros. E afirma que sempre defendeu que “Ler é uma das melhores maneiras de se conhecer uma cultura diferente.”

Camila teve a ideia de criar esse projeto quando foi apresentada à um outro bem parecido, criado pela britânica Ann Morgan chamado A Year of Reading the World (traduzido para o português seria “Um ano lendo o mundo”). O projeto de Ann Morgan consistia em ler 1 livro de cada país do mundo em 1 ano. Caso você queira saber como ela se saiu nesse projeto assista esse TED Talk (com tradução para o Português).

O PROJETO
A volta ao mundo em 198 livros é uma viagem com passagem só de ida e sem data para acabar. É um projeto ambicioso no qual me propus a ler um livro de cada país do mundo.

POR QUE 198 LIVROS?
Porque eu estou considerando os 193 países membros da ONU e seus dois estados-observadores (Palestina e Vaticano), além de Kosovo, Taiwan e Saara Ocidental.

PRAZO
O projeto tem data para começar (01/01/2019), mas só o tempo dirá quando ele irá acabar.

A ESCOLHA DOS PAÍSES
A ordem dos países será feita por sorteio, da forma mais antiquada tradicional possível: recortei o nome de cada um dos 198 países e eles serão retirados de uma caixinha aleatoriamente. Assim que eu começar uma leitura, farei o sorteio dos próximos países, para que haja tempo para escolher e adquirir os livros. Pode ser que eu fure a lista quando estiver para viajar para algum país, porque vou querer ler o livro antes de ir.

A ESCOLHA DOS LIVROS
Os livros escolhidos serão preferencialmente não-ficção, simplesmente porque é esse meu estilo preferido de literatura, mas nada impede que romances ou contos também apareçam por aqui. O original ou as traduções precisam ser publicadas em português ou inglês. Mas vou dar preferência à livros em inglês pelo fato de eu morar na Inglaterra e ser mais fácil encontrar livros nessa língua. Sempre que possível, escolherei livros que representem de alguma forma os aspectos culturais e/ou históricos de um país e que tenham sido escritos por autores locais. Essas regras podem ser flexibilizadas caso seja difícil encontrar livros que atendam a todos os requisitos. Vou seguir as dicas de livros da Camila Navarro, da Ann Morgan e de outras meninas que estão participando do projeto. E sugestões serão sempre bem-vindas!

COMO ACOMPANHAR O PROJETO?
Ao final de cada leitura, publicarei um post no blog com uma pequena resenha do livro. Todas as informações serão atualizadas na tabela aqui embaixo. Para ler os posts, é só clicar no nome do país.

ONDE ENCONTRO OS LIVROS?
Minha preferência é por livros impressos. Ainda não consegui aderir à moda dos livros eletrônicos. Então compro a maioria no site da Amazon. As vezes também compro livros no site Book Depository, uma livraria inglesa que entrega livros no mundo todo com o frete grátis. Vale a pena também dar uma olhada nas bibliotecas da sua cidade.

O ANDAMENTO DO PROJETO
Nesta tabela eu listo todos os livros sorteados, escolhidos e lidos. Ao final do projeto teremos 198 linhas aqui. No final da tabela estão os países para os quais eu ainda não consegui encontrar nenhum livro. Minha esperança é que até o final do projeto haja algo disponível, caso contrário terei que escolher saídas alternativas, como ler um livro de um autor estrangeiro sobre o país.

SE ANIMOU E QUER PARTICIPAR?
Deixe seu comentário e um link para seu blog na caixa de comentários logo abaixo.

PAÍS

LIVRO

INÍCIO

FINAL

1. Bélgica War and Turpentine
Stefan Hertmans

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *