198 Livros, Omã

198 Livros: Omã – Earth Weeps, Saturn Laughs

O que mais me deixou feliz de ter sorteado o Omã em terceiro lugar nesse projeto foi o fato de que, justamente no dia do sorteio e alguns dias antes, eu estava acompanhando os stories do Anderson Dias do perfil @196sonhos no Instagram. E adivinha qual país ele estava visitando naqueles dias? O Omã. Pra mim, que já estava impressionada com a beleza natural do país e a receptividade do povo omani, fiquei muito feliz que ia poder aprender um pouquinho mais do país através da sua literatura.

Na hora de escolher o livro para o projeto não tive nenhuma dificuldade. Vi que a Camila Navarro já havia sorteado esse país e decidi então ler o mesmo livro que ela, vocês já sabem que eu adoro as escolhas dela. Melhor ainda foi ver que a Ann Morgan também recomenda esse mesmo livro na lista dela. O que me fez acreditar que essa era uma boa escolha para esse país.

Earth Weeps, Saturn Laughs é um romance moderno árabe escrito pelo médico oncologista Abdulaziz Al-Farsi. O livro começa com a história de Khalid, um jovem rapaz que depois de uma decepção amorosa na cidade grande decide voltar para sua pequena vila no interior do país. Os acontecimentos na vila, as tradições muitas vezes ultrapassadas de seu povo e outras situações fazem com que Khalid amadureça muito sua forma de pensar em um curto espaço de tempo.

Porém, o livro não gira somente em torno de Khalid, mas sim em torno das coisas que acontecem na vila. E cada capítulo é narrado por uma outra pessoa que mora na vila pra que o leitor tenha outras visões do que está se passando.

O melhor desse livro é que ele é recheado de detalhes sobre alguns aspectos culturais do Omã. Por exemplo, há muitas passagens no livro que fala das orações que os muçulmanos fazem varias vezes ao dia, chamada call to prayer. Que é quando o muezzin começa a chamar os fiéis para as orações (aquela cantoria que ouvimos vindo das mesquitas).

Outro exemplo é quando tem alguma reunião na vila, de como o café é feito e servido e de como o chefe da vila conduz a reunião. Ou então a maneira como as mulheres da vila são retratadas.

Apesar de ser um livro cheio de referências culturais, pra ser sincera, não achei que a história em si ia ser tão interessante. Pois o livro começou bem devagar, e os acontecimentos se desenrolavam da mesma forma. Mas tenho que confessar, o final deste livro me surpreendeu muito! Não vou dar nenhum spoiler, não se preocupe. Porém tenho que dizer que é um livro incrível e eu certamente recomendo.

Earth Weeps, Saturn Laughs foi publicado originalmente em árabe, em 2007. O livro está disponível em inglês na Amazon e também na Book Depository com frete grátis para todo o mundo.

O livro ainda não foi traduzido para o português.

Para saber mais sobre o Projeto 198 Livros, clique aqui.

Compartilhe:

2 comentários em “198 Livros: Omã – Earth Weeps, Saturn Laughs”

  1. Bom saber nahdika!!! Lugares que as vezes nem pensamos em conhecer e através desse seu site, bate aquela vontade e aquela curiosidade de ler o livro e conhecer o lugar.

    1. Exatamente isso que está acontecendo comigo. Estou ficando curiosa pra conhecer o país depois que leio e gosto do livro. A minha lista só aumenta cada vez mais! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *