198 Livros, Laos

198 Livros: Laos – Mother’s Beloved

A parte mais legal de ter sorteado o Laos é já ter visitado esse país antes então serviu pra recordar um pouco do mochilão que fiz pelo país. Enquanto lia o livro, ficava imaginando os cantinhos especiais que tive a oportunidade de conhecer e tentando encaixar as histórias do livro nos cenários por onde passei.

A escolha do livro para representar esse país no projeto não foi uma tarefa difícil. Tanto a Camila Navarro quanto a Ann Morgan escolheram esse mesmo livro. Ou seja, as opções de livros laocianos traduzidos são limitadíssimas, inclusive talvez essa seja a única opção. Caso você tenha alguma sugestão, me deixe nos comentários abaixo pois vou adorar saber.

Se por um lado escolher o livro foi fácil, por outro lado conseguir o livro não foi tão fácil assim. Geralmente compro os livros para o projeto no site da Amazon e Book Depository, só que nem um e nem o outro tinha o livro disponível na época. Depois de muita pesquisa online consegui achar o livro na livraria online britânica Books Please. Após esperar 3 semanas pelo livro mandei um email pra eles pra saber quanto tempo mais teria que esperar. Acontece que eles haviam esquecido de me enviar o livro! Dois dias depois desse email finalmente estava com o livro em mãos.

Mother’s Beloved: Stories from Laos é uma coleção de pequenos contos do escritor laociano Outhine Bounyavong. São um total de 14 contos, escritos de uma maneira bem fácil de entender e com um vocabulário simples. Cada conto se passa em um local e traz um narrador diferente. No geral, são acontecimentos do dia-a-dia que passam uma mensagem com um teor moral, como por exemplo, a simplicidade, a compaixão, o respeito pelos mais velhos, entre outros.

Um dos contos que mais me chamou atenção foi do sapateiro irritado com um de seus clientes, que deixou um par de sapatos para ser arrumado e nunca mais voltou para buscar. O sapateiro precisava muito do dinheiro do conserto daquele sapato. Por vezes até pensou em vendê-lo, com a certeza de que o dono não voltaria mais pra buscá-lo. Porém, meses depois o dono aparece, só que ele havia perdido uma perna em um combate durante a guerra. O sapateiro então decide não cobrar pelo conserto. O que o faz sentir que fez a sua parte em ajudar o país.

O livro é bem pequeno e dá para ser lido em um dia. Logo nas primeiras páginas há uma pequena introdução sobre o desenvolvimento da literatura no Laos e sobre a literatura contemporânea do Laos. Esse livro é importante por ter sido o primeiro, e ainda talvez o único, livro traduzido do laociano para o inglês.

Esse livro traz algo que nunca havia visto antes. O livro todo vem com uma página em inglês e a página ao lado em laociano. Essa é uma maneira de disseminar a cultura do país para uma audiência ocidental assim como para uma geração mais jovem de seu próprio país.

Mother’s Beloved: Stories from Laos foi publicado originalmente em laociano, em 1991. O livro está disponível em inglês na Amazon e também na Book Depository com frete grátis para todo o mundo.

O livro ainda não foi traduzido para o português.

Para saber mais sobre o Projeto 198 Livros, clique aqui.

Compartilhe:

2 comentários em “198 Livros: Laos – Mother’s Beloved”

  1. A simplicidade é o mais alto grau da sabedoria!!, não sei dizer de quem é a autoria dessa frase, mas sei que representa muito do povo do Laos e de você também!! Parabéns pelas escolhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *