198 Livros, Japão

198 Livros: Japão – Strange Weather in Tokyo

O Japão está na minha lista de próximos destinos pra viajar já tem um certo tempo. Então pra mim foi ótimo ter sorteado esse país pra ter a oportunidade de ler um livro de lá pra já ir aprendendo mais um pouco sobre o Japão.

Fui buscar referências na lista da Camila Navarro. Eu lembro já tinha lido a resenha dela para o livro do Japão. Na resenha, ela fala de um outro livro que ela havia escolhido e comprado. Porém, uma leitora se prontificou a mandar um livro que ela havia gostado muito e era diferente desse que a Camila havia escolhido. Dentre as duas opções, ela preferiu ler o livro que a leitora enviou, por ter sido um presente. Sendo assim, eu decidi ler o livro que a Camila não leu. Primeiro porque eu fiquei curiosa, segundo porque as escolhas dela são sempre excelentes.

Strange Weather in Tokyo da escritora japonesa Hiromi Kawakami é um livro que foi pré-listado em 2012 para a premiação Man Asian Literary Prize. O livro é um romance narrado por Tsukiko, uma mulher de quase 40 anos, que trabalha em um escritório e leva uma vida meio solitária, da casa pro trabalho e do trabalho pro bar, mas no caso um bar meio cantina, que serve comida e as pessoas podem comer no balcão. Como ela é frequentadora assídua desse lugar, um dia ela encontra um professor seu da época do primário, o qual ela não lembra o nome então começa a chamá-lo de Sensei, japonês para professor.

E no densenrolar desses encontros entre Sensei e Tsukiko, em bares, feirinhas, museus e restaurantes, eles vão desenvolvendo uma amizade e posteriormente um romance. Que apesar de ser moderno, pois a história do livro acontece nos dias atuais, ainda assim o romance tem um caráter meio tradicional, levando em consideração que Sensei é quase o dobro da idade de Tsukiko.

Eu sempre imaginei que as pessoas no Japão tivessem uma postura assim mais séria, tanto entre amigos como em um relacionamento amoroso. E o livro traz um pouco disso, a seriedade, o respeito, mas também admiração de um pelo outro nos relacionamentos.

Outro ponto que me agradou muito de ter lido esse livro pra essa projeto, foi o fato de eles estarem sempre comendo coisas diferentes. Então fala-se muito da comida do Japão, e eu já fui anotando na minha listinha pra experimentar tudo quando tiver a oportunidade de conhecer esse país.

Gente, que livro lindo! ♥ Esse foi um daqueles livros que a gente começa a ler mas não consegue parar. Quando o lia à caminho do trabalho, queria que o trabalho fosse bem mais longe pra dar tempo de ler mais. Ou durante meu horário de almoço, eu comia o mais rápido possível pra poder ver o que ia acontecer com Tsukiko e Sensei. O livro é muito fácil de ler e muito cativante.

Strange Weather in Tokyo foi publicado originalmente em japonês, em 2001. O livro está disponível em inglês na Amazon e também na Book Depository com frete grátis para todo o mundo.

No Brasil, o livro foi publicado em português com o título A Valise do Professor e está disponível na Amazon.

Para saber mais sobre o Projeto 198 Livros, clique aqui.

Compartilhe:

2 comentários em “198 Livros: Japão – Strange Weather in Tokyo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *