198 Livros, Chile

198 Livros: Chile – Ways of Going Home

Se pra alguns países é difícil achar opções de livros, em compensação para outros opções é que não faltam. Esse foi o caso do Chile. Existem inúmeros livros interessantes que foram traduzidos para o inglês, que pra mim foi até difícil de escolher um só.

Na minha pesquisa reparei que tanto a Camila Navarro quanto a Ann Morgan haviam escolhido livros diferentes, mas de um mesmo autor. Eu só tive que ler o resumo de cada um para decidir com qual eu iria ficar.

Ways of Going Home é um livro escrito pelo jovem poeta e novelista chileno Alejandro Zambra. O autor recebeu varios prêmios internacionais como o Bogotá39 em 2007 e o Granta em 2010. Não somente o autor como o livro também foi premiado.

Pode-se dizer que é um livro semi-autobiográfico onde o autor conta a história de uma criança crescendo na época em que a ditadura de Augusto Pinochet se instalava no país na década de 80. Uma geração que estava aprendendo a ler e escrever enquanto seus pais estavam se tornando vítimas ou cúmplices de violações brutais dos direitos humanos.

Enquanto o país estava caíndo aos pedaços, estávamos aprendendo a conversar, andar, dobrar guardanapos em formas de barco.

O livro depois muda da história desse menino para já o adulto que virou escritor e está tentando escrever a história desse garoto. Mas esse adulto se vê meio confuso, será que ele sabe mesmo o que estava acontecendo naquela época? Como pode ele descrever essa história sendo que o papel dele era apenas secundário, apenas de um coadjuvante na vida de outras pessoas.

Esse personagem, agora mais velho, lembra de uma conversa que teve entre amigos na época da escola em que eles compartilharam histórias sobre suas famílias, sobre os mortos e quem ficou pra trás. Ele se sente mal por não ter uma história parecida para compartilhar. Encontrar e compartilhar nossas histórias, ele diz, é uma maneira de “voltar para casa”.

Esse foi mais um livro que abriu meus olhos pra realidade de países vizinhos ao nosso. Apesar de já ter ouvido falar de Pinochet, confesso que pouco sabia do que aconteceu e o quanto as pessoas sofreram durante sua ditadura. Esse livro me fez querer pesquisar mais e entender esse período sombrio da história do Chile. Sinto que tenho aprendido cada vez mais com o Projeto 198 Livros, essa maneira de explorar o mundo é realmente extraordinária.

Ways of Going Home foi publicado originalmente em espanhol em 2011. O livro está disponível em inglês na Amazon e também na Book Depository com frete grátis para todo o mundo.

No Brasil, o livro foi publicado em português com o título Formas de Voltar para Casa e está disponível na Amazon.

Para saber mais sobre o Projeto 198 Livros, clique aqui.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *