198 Livros, Arábia Saudita

198 Livros: Arábia Saudita – Girls of Riyadh

Mais um representante do Oriente Médio aparecendo aqui logo no começo do projeto. Pra mim é maravilhoso, pois eu sou super curiosa pra conhecer um pouco mais sobre a cultura da Arábia Saudita e até o presente momento ainda não tive a oportunidade de viajar para lá. Mas está na minha lista e em breve com certeza eu irei.

A Arábia Saudita é um dos países mais fechados do mundo, a gente não encontra muita coisa na mídia sobre lá porque eles são bem reservados. Apesar disso, não foi difícil encontrar um livro pra representar esse país. Esse foi o livro que a Camila Navarro escolheu para o projeto, assim como também foi o livro escolhido pela Ann Morgan. Ou seja, era certeza de que o livro seria ideal para esse projeto.

Girls of Riyadh é uma novela escrita pela saudita Rajaa Alsanea. A própria escritora nasceu e cresceu em Riad, a capital da Arábia Saudita, mas hoje em dia trabalha como cirurgiã dentista nos Estados Unidos. O livro é escrito na forma de emails, onde a narradora conta a vida pessoal, romances e desencontros de suas quatro amigas: Gamrah, Sadeem, Michelle e Lamees.

O livro descreve os detalhes da relação entre homens e mulheres na Arábia Saudita. As quatro amigas estão à procura de um verdadeiro amor, mas se vêem aprisionadas nos costumes e tradições ultrapassados de seu país, onde os casamentos são arranjados e as mulheres não podem fazer suas escolhas.

Também traz outros temas como uma mãe divorciada é vista pela sociedade, o namoro antes do casamento, o acesso das mulheres aos estudos, entre outros tantos assuntos importantes que nos ajuda a entender bastante os bastidores da vida de jovens mulheres em Riad.

O livro, que foi publicado inicialmente no Líbano, chegou a ser banido na Arábia Saudita devido ao seu conteúdo polêmico. Mas logo o mercado negro deu seu jeito de garantir umas cópias, fazendo assim com que o livro circulasse nos principais países do Oriente Médio.

Mais um livro que entra pra minha lista dos favoritos nesse projeto. O começo do livro foi um pouco confuso por causa do tanto de personagens, mas depois que peguei direito os nomes de cada um ficou um livro muito envolvente. Daqueles que eu não conseguia parar de ler.

Girls of Riyadh foi originalmente publicado em árabe, em 2005. O livro está disponível em inglês na Amazon e também na Book Depository com frete grátis para todo o mundo.

No Brasil, o livro foi publicado em português com o título Vida Dupla, Um Romance Sobre o Oriente Médio Hoje e está disponível na Amazon.

Para saber mais sobre o Projeto 198 Livros, clique aqui.

Compartilhe:

2 comentários em “198 Livros: Arábia Saudita – Girls of Riyadh”

  1. O conhecimento das diversas sociedades dos diversos países do mundo nos faz conhecer e entender mais o nosso lugar nesse mundo!! Felicidades sempre pra você Nádia.

    1. Como é possível se sentir entediado em um mundo com tanta coisa pra aprender, explorar e descobrir?! Que Deus nos dê vida muito longa pra viver e aproveitar tudo isso. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *